EUA dividido? Democratas controlando o Senado e republicanos liderando a Câmara

Nesta quinta-feira com uma vitória apertada, o Partido Republicano reconquistou o controle da Câmara dos Deputados. Após semanas de contagem de votos da eleição no meio do mandato presidencial nos Estados Unidos, os republicanos conquistaram 218 dos 435 assentos na câmara baixa do Congresso, eliminando o controle dos democratas sobre todo o Congresso.

Mike Garcia conquistou a cadeira do 27º distrito da Califórnia, de acordo com projeções da CNN International. Com este cenário, a partir de janeiro, o Congresso dos EUA estará dividido, com os democratas controlando o Senado e os republicanos na liderança da Câmara.

Leia Também: EUA: Donald Trump se antecipa e anuncia pré-candidatura à Presidência em 2024

Está definido?

A Câmara dos EUA é renovada por completo a cada 2 anos. Pelo sistema, cada um dos 50 Estados possui direito a uma vaga. As outras 385 são dividas proporcionalmente entre os Estados mais populosos.

Ainda existem nove assentos indefinidos, até agora o partido de Biden (democrata) 208 cadeiras, ou seja, o partido não tem mais como manter a maioria.

Biden já parabenizou o líder dos republicanos Kevin McCarthy, em um comunicado divulgado logo após a confirmação de que os democratas haviam perdido o controle da Câmara. McCarthy deve assumir o cargo de presidente da Câmara, no lugar da democrata Nancy Pelosi.

Biden diz estar “pronto para trabalhar com os republicanos da Câmara para entregar resultados para as famílias trabalhadoras”. O presidente acrescentou dizendo, “As eleições da semana passada demonstraram a força e a resiliência da democracia americana. Houve uma forte rejeição aos candidatos que negam resultados eleitorais, à violência política e intimidação” disse.

Leia Também: Dólar teve alta um dia após eleições norte-americanas

Senado Americano tem maioria democrata

Já o Senado americano conta com a maioria do partido, garantindo 50 assentos enquanto os republicanos ficaram com 49. Na Geórgia, á uma cadeira que segue em disputa entre os partidos, onde haverá disputa de segundo turno, em 6 de dezembro, mas o controle já é dos aliados de Joe Biden.

Isso porque, contam com o voto de minerva de Kamala Harris vice-presidente do país (democrata), ou seja, manterão a maioria na Casa.

O resultado favorável aos democratas no Senado facilitará o governo do presidente. No entanto, com o controle dos republicanos na Câmara, algumas propostas prioritárias para Biden correm o risco de serem barradas.

Sem o Senado, os republicanos não poderão aprovar leis alinhadas aos seus objetivos, particularmente sobre aborto ou clima, nem bloquear a nomeação de juízes, embaixadores e funcionários do governo.

Esther Vasconcelos

Recent Posts

PIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!

É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…

10 horas ago

Alerta Fiscal ICMS/SP: código “cBenef” será obrigatório em Nota Fiscal a partir de abril

Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…

10 horas ago

Trabalho temporário: conheça as regras para as empresas e os direitos do trabalhador

Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…

10 horas ago

Reabilitação profissional do INSS: como fazer, benefícios e recursos

O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…

11 horas ago

Consultoria de investimentos: o que é e por que é importante

Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…

12 horas ago

Salário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026

Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico

12 horas ago