DIMOB / imagem: é-Simples
A DIMOB é uma declaração obrigatória para empresas e profissionais que atuam com compra, venda, intermediação ou administração de imóveis. Ela reúne informações sobre as atividades imobiliárias e é essencial para manter a regularidade fiscal do negócio.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a DIMOB e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
Segundo o Blog da é-Simples Auditoria: “A DIMOB é uma declaração obrigatória instituída pela Receita Federal para registrar as operações realizadas por empresas do setor imobiliário.
Além disso, ela reúne dados sobre compra, venda, locação, administração ou intermediação de imóveis realizadas ao longo do ano-calendário.
Criada pela Instrução Normativa SRF nº 304/2003, esta declaração permite que a Receita cruze dados entre contribuintes e empresas, combatendo a sonegação de impostos e aumentando a transparência nas transações do mercado imobiliário.
Ou seja, se a sua empresa atua nesse segmento, não negligencie essa obrigação.”
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Empresas que realizam atividades imobiliárias previstas no Código CNAE, como:
Também devem entregar a DIMOB os condomínios que contratam serviços de administração imobiliária, mesmo que de forma esporádica.
Além disso, vale destacar que a obrigação vale inclusive para empresas que não realizaram operações no ano, caso estejam enquadradas nas atividades exigidas.”
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Em primeiro lugar, deve-se transmitir a declaração até o último dia útil de fevereiro do ano seguinte ao das operações realizadas. Portanto, as informações relativas ao ano de 2024 devem ser enviadas até o final de fevereiro de 2025.
Desse modo, a transmissão é feita por meio do Programa Gerador da DIMOB, disponibilizado pela Receita Federal. Sem dúvida, é fundamental acompanhar o calendário da Receita e não deixar o preenchimento para a última hora.”
Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!
Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!
Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.
Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.
Obrigado pela leitura!
Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo: “O que é DIMOB: entenda a declaração e como cumprir suas obrigações” Disponível em:https://blog.esimplesauditoria.com.br/o-que-e-dimob. Por Leonel Monteiro em 26/06/2025.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Saiba o que muda na tributação e na emissão de notas para sua ME ou…
Nos últimos anos, a Reforma Tributária foi debatida principalmente entre contadores, tributaristas e equipes técnicas.…
De acordo com Sebrae, a partir dos dados do Caged, em setembro, foram registrados 157,7…
Alta nas transações e no volume de dados trocados tornam o período mais propício a…
Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
Confira o que esperar sobre valores e pagamentos do abono salarial PIS/PASEP em 2026