Categories: CarreiraChamadas

Evolução da Mulher no Mercado de Trabalho – Estudo Completo

A Neoway, maior empresa brasileira de Big Data Analytics, utilizou sua tecnologia para realizar uma pesquisa em 3.000 bancos de dados, em 600 fontes diferentes, para mostrar como se deu a evolução da presença feminina no mundo corporativo, dos anos 80 até aqui, com alguns fatos curiosos e uma fotografia fiel do que acontece no mercado.

Seguem, abaixo, algumas das principais constatações trazidas pelo estudo:- Em 2017, o número de mulheres no mercado de trabalho era de aproximadamente 6 milhões, número quase 3 vezes maior se comparado a 10 anos antes.

O pico foi em 2013, com mais de 10 milhões de mulheres no mercado.- Ao comparar a médias e mediana dos salários de homens e mulheres ao longo dos últimos anos, pode-se perceber que essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos analisados.- As mulheres ocupavam em 2017, 44% dos cargos de destaque dos QSAs (Quadro de Sócios e Administradores).

Esse número cresceu mais de 500% de 2007 a 2017.- De 1985 a 2017, a participação das mulheres em vínculos trabalhistas cresceu 14 p.p., ficando acima de 40% desde 2010.- Atividades veterinárias, atividades de atenção à saúde, outras atividades de serviços pessoais foram os setores que apresentaram maiores aumentos percentuais de presença feminina entre 2007 e 2017.

Por sua vez, serviços domésticos, atividades de exploração de jogos de azar e apostas, atividades dos serviços de tecnologia da informação foram os setores que apresentaram maiores perdas percentuais de presença feminina entre 2007 e 2017.

Veja o Estudo Completo Clicando Aqui

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago