Bolsonaro
Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro é preso em operação contra dados falsos de vacina
Nesta quarta-feira (3), a residência do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília foi alvo de buscas realizadas pela Polícia Federal.
Além disso, o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, juntamente com outros cinco indivíduos, foram detidos pelos policiais.
Jair Bolsonaro não teve mandado de prisão expedido, mas ele deve prestar depoimento à Polícia Federal em Brasília nesta quarta-feira.
A defesa do presidente solicitou que este depoimento seja adiado, a operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes como parte de uma investigação sobre “milícias digitais” que já tramita no Supremo Tribunal Federal.
A polícia chegou na madrugada ao apartamento onde o ex-presidente morava desde seu retorno ao Brasil em março. Por volta das 9h20, não havia viaturas da Polícia Federal em frente à casa de Bolsonaro.
Leia Também: Ex-Presidente Jair Bolsonaro É Alvo De Operação Da Polícia Federal
Prisão do tenente-coronel Mauro Cid Barbosa
O tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) foi preso em uma operação que investiga a inserção de dados falsos de vacinação contra a covid-19.
Os dados falsos foram inseridos no período de novembro de 2021 a dezembro de 2022 nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde.
Segundo a polícia, a informação trata da condição de imunização contra a covid-19 e essas pessoas conseguiram produzir cartões de vacinação para serem usados para contornar as atuais restrições sanitárias impostas pelo Brasil e Estados Unidos.
As investigações sugerem que o grupo visa alinhar elementos de identidade com seus códigos ideológicos, neste caso para sustentar discursos voltados ao ataque às vacinações contra a covid-19.
As ações acontecem em meio a um processo no Supremo Tribunal Federal, uma investigação policial sobre o que costuma ser chamado de manifestação de uma “milícia digital”.
Os fatos investigados teoricamente configuram crimes como violação de medidas preventivas de saúde, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e suborno de menores.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep