A 2ª edição do Exame de Suficiência 2024 alcançou o número de 46.263 inscrições. As provas do certame estão marcadas para próximo dia 24 de novembro de 2024 e a divulgação dos locais do exame ocorrerá no dia 18.
Com a proximidade da realização das provas, é necessário que os candidatos estejam atentos a algumas orientações expressas no edital, como horários, itens que podem ser portados, entre outras coisas.
Uma dica importante para o examinando é que ele compareça ao local das provas com antecedência mínima de uma hora e trinta minutos do horário fixado para o início das provas, observando o horário oficial de Brasília (DF).
O candidato deverá levar para as provas caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente. Outros itens necessários são: o documento de identidade original, comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Cabe ressaltar que é importante que o candidato leia no edital o que é o documento de identidade.. Além dos casos de exceção referente a esse item.
Bolsas, mochilas e outros pertences serão permitidos. Entretanto, ao adentrar o local de realização das provas, o examinando deverá acomodar esses objetos ao lado ou embaixo da respectiva carteira.
Também serão permitidos alimentos de rápido consumo. O edital recomenda que comidas e bebidas sejam armazenadas em embalagens transparentes e sem rótulos que impeçam a visualização de seu conteúdo.
Quaisquer embalagens de produtos trazidos para a sala estarão sujeitas à inspeção pelo fiscal de aplicação, conforme dispõe o edital.
O Exame de Suficiência é uma avaliação realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para comprovar o conhecimento mínimo necessário para que estudantes de Ciências Contábeis possam atuar como contadores.
Assim como a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possibilita a atuação profissional do bacharel em Direito na advocacia, o Exame de Suficiência contábil aprova os candidatos para que eles possam atuar como contador.
Apenas após aprovado no Exame, os bacharéis em Ciências Contábeis passam a ser efetivamente contadores. Podem fazer a avaliação, alunos da faculdade de Ciências Contábeis, regularmente matriculados no último ano ou ainda estudantes que já finalizaram o curso de graduação.
Com informações da Comunicação CFC
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O adiamento significa que notas fiscais emitidas a partir de janeiro de 2026 não serão…
Na última segunda-feira (1) o Banco Central lançou o BC Protege+, serviço gratuito que permite…
Mensagens exigindo pressa e prazos de minutos são sinal de golpe: a Receita Federal nunca…
Sistema foi totalmente remodelado para oferecer mais segurança, controle e transparência
Nesta segunda-feira (1) o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma nova resolução que muda…
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física