Milhões de pessoas podem ter a chave PIX excluída pela Receita Federal por estarem com o CPF em situação irregular, a notícia assustou os brasileiros, mas é possível consultar e entender quem realmente terá as chaves excluídas.
Segundo o Banco Central (BC), 8 milhões de chaves PIX estão ligadas a CPFs irregulares e podem ser excluídas. A medida tem como intenção coibir práticas de criminosos que utilizam os dados para fins ilegais.
Confira nos próximos tópicos como consultar se o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) está regular e tire as suas dúvidas sobre as mudanças no PIX.
O Banco Central publicou na última quinta-feira (6) algumas mudanças nas regras do Pix, exigindo que as instituições financeiras garantam que os nomes das pessoas e das empresas vinculadas às chaves Pix estejam conforme os nomes registrados nas bases de CPF e de CNPJ da Receita.
Devem ser excluídas chaves de pessoas e de empresas onde a situação não esteja regular na Receita Federal. CPFs com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula” e CNPJs com situação cadastral “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula” não vão poder ter CPF cadastrado.
As novas medidas visam dificultar as ações de golpistas. Para garantir que os bancos vão cumprir as novas regras, o BC irá monitorar periodicamente a conduta dos participantes, podendo aplicar penalidades para aquelas instituições que não sigam a determinação do órgão.
Leia também:
Como mostramos acima, é essencial que você consulte a situação do seu CPF, para evitar a perda das suas chaves PIX na Receita Federal. Consultar se você está regular na Receita Federal é fundamental.
Confira abaixo como consultar a situação do seu CPF para manter a sua chave PIX:
Pronto, desta maneira você pode consultar a situação do seu CPF na Receita Federal, lembrando que ele deve estar “Regular”.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física
Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…
Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…
Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro
Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco
O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…