Connect with us

Chamadas

Exclusão de tratamento administrativo -NCM 90131010 – DFPC

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

A Secretaria de Comércio Exterior comunica que desde quinta-feira, dia 07 de setembro, começaram a ser promovidas as seguintes alterações no tratamento administrativo aplicado às importações de produtos classificados no subitem 90131010 (Miras telescópicas para armas) da Nomenclatura Comum do Mercosul, sujeitos à anuência da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército (DFPC):

1) Exclusão do tratamento administrativo do tipo “Mercadoria”

2) Exclusão do tratamento administrativo do tipo “NCM/Destaque”:

 Destaque 002 – Equipamento sem visão noturna ou termal.

Leia também: O Que É NCM, Para Que Serve E Qual Sua Importância?

O que é NCM e para que serve?

NCM significa Nomenclatura Comum ao Mercosul. Trata-se de um padrão a se utilizar pelos países do Mercosul com o objetivo de facilitar a identificação de mercadorias comercializadas nos países que o integram: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela.

Na verdade, saber o que é NCM na nota fiscal é fundamental para emissão de NF-e e documentos de importação e exportação da maneira correta, evitando problemas com a fiscalização e garantindo que os produtos recebam a tributação correta.

Nesse sentido, utiliza-se como parâmetro para diversos tributos nacionais, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), a Nomenclatura Comum do Mercosul é obrigatória a todas as empresas de comércio.

Cuidados na NCM

A NCM é fundamental para determinar os tributos envolvidos nas operações e é base para o estabelecimento de direitos de defesa comercial. Além disso, utiliza-se no âmbito do ICMS, na valoração aduaneira, em dados estatísticos de importação e exportação etc.

Dentre os tributos , podemos citar:

  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • II (Imposto de Importação);
  • ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

dessa forma, toda e qualquer mercadoria que circula no Brasil deve ter, em suas documentações, os códigos referentes. Eles devem ter informação no preenchimento da nota fiscal e em outros documentos de comércio exterior.

Caso o código NCM mencionado esteja errado na nota de importação ou exportação, você tem risco de ter a sua mercadoria parada na alfândega. Ou também podem haver cobranças de tributos errados por conta da NCM indicada.

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil