Chamadas
Fake News diz que STF decide que furto de celular não será mais crime
Uma nova Fake News surgiu na internet e vem circulando fora de contexto nas redes sociais, diz que o Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que furtar celular não será mais crime.
Ainda conforme publicações e mensagens compartilhadas na internet e em redes sociais afirmam também que a suposta decisão valeria para casos de roubo.
Contudo, todas essas informações se tratam de uma grande fake news divulgada de maneira enganosa nas redes sociais, afinal, não há nenhuma decisão do STF nesse sentido.
Fake news
As informações publicadas quanto a suposta decisão do STF que não considerará furto de celular ou até mesmo roubo como crime não passa de mais uma mentira circulando nas redes sociais, veja uma destas publicações:

Fora de contexto
Ao pesquisar sobre essa informação, não há nenhuma informação real sobre essa questão. O que existe e precisa ser esclarecido é que em 2017, o ministro Ricardo Lewandowski suspendeu uma ação penal contra um homem que havia furtado um celular no valor de R$ 90.
Em decisão unânime, a segunda turma determinou o trancamento da ação penal baseada no princípio da insignificância, devido ao baixo valor do item furtado.
Todavia, essa decisão não pode provocar jurisprudência ou recomendação para outras instâncias inferiores, tendo em vista que a aplicação do princípio da insignificância sempre considera as particularidades de cada caso e não sustenta a falsa ideia de um efeito cascata.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.