De acordo com a Receita Federal, o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2023 termina no próximo dia 31 de maio. Ou seja,menos de 30 dias. A expectativa do governo é receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações em 2023. Até o dia 28 de abril, de acordo com a Receita, cerca de 18 milhões de declarações já haviam sido enviadas.
Ficar atento ao prazo para envio da declaração do IR 2023 é muito importante. Não à toa, a Receita Federal estipula uma data limite para receber todos os documentos em seu sistema.
Quem não cumprir com o período solicitado e enviar o documento após o prazo, terá que pagar uma multa e pode receber notificação do Fisco.
Além disso, deixar de enviar e pagar o IRPF implica na restrição do CPF do contribuinte. E pode, inclusive, haver descontos em sua conta bancária.
Leia também: O que você deve saber antes de declarar o IRPF 2023
Veja o que o contribuinte pode deduzir de sua declaração.
Ao enviar a declaração, o cidadão consegue verificar no próprio programa se terá direito à restituição do IRPF 2023. Em caso positivo, o dinheiro vai cair na conta que foi informada durante o envio do documento.
Apenas os contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda 2023 são aqueles que estão sob as seguintes condições:
Leia também: MP aumenta isenção de IR e taxa rendimentos no exterior
É importante destacar que existem multas para aqueles que não realizarem a declaração dentro do prazo estabelecido. O contribuinte que entregar a declaração fora do prazo pode ser penalizado com multa de, no mínimo, R$ 165,74.
Além disso, pode ter que pagar até 20% do imposto devido, mais juros. Por isso, é fundamental que os contribuintes se organizem com antecedência para evitar problemas com a Receita Federal.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…