FGTS / Imagem por @gustavomellossa / freepik / editado por Jornal Contábil
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício de natureza trabalhista, cuja função é amparar o cidadão em determinadas situações. Dentre as ocasiões em que o dinheiro do fundo é liberado, a mais comum é mediante a uma demissão sem justa causa.
Por sua vez, os recursos do fundo também podem ser retirados em outras diversas situações tais como: aposentadoria, em casos de doença grave, ao completar 70 anos, aquisição da casa própria, após 3 anos ininterruptos sem registro na Carteira de Trabalho, entre outras.
Em relação às famílias compostas por crianças autistas, o saque também é possível, entretanto, será necessário ingressar na justiça solicitando a autorização para retirada do dinheiro. Isto porque, a situação na compõem as normas de elegibilidade do FGTS.
No entanto, diante de um parecer favorável do juiz, o saque pode ser permitido, disponibilizando o recurso para o pagamento de tratamentos necessários, bem como para compra da medicação específica da doença.
Vale comentar o caso de um pai de uma criança portadora de TEA (transtorno do espectro autista) que recebeu uma decisão unânime do Tribunal Regional da 3ª região. Na ocasião, a doença foi atestada através da apresentação de laudos e atestados médicos, comprovando a necessidade de um tratamento multidisciplinar para o filho.
Sobre o referido caso, a defensora pública federal, Luísa Ayumi, salientou que o ideal seria uma alteração na legislação, que por sua vez, permitisse o saque do FGTS para famílias com dependentes autistas.
Contudo, até então, o resgate dos recursos do fundo, nestes casos, somente são autorizados mediante a decisão de um juiz. Ayumi chega a acrescentar que isto poderia ser possível, ainda por uma decisão judicial em ação coletiva.
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…