O Ministério da Fazenda revisou para cima sua estimativa para a inflação no Brasil em 2024, ajustando a taxa de 3,7% para 3,9%. A nova projeção ainda se encontra dentro do intervalo de tolerância da meta de inflação para o ano, que é de 3%, com margem de variação de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
A revisão da inflação foi divulgada hoje (18/07) no Boletim MacroFiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) da Fazenda, que sai a cada dois meses.
Segundo a equipe econômica da Fazenda, a revisão leva em consideração diversos fatores que impactam os preços, como o aumento do dólar e os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul. Apesar da elevação na projeção, o Ministério ainda mantém a expectativa de que a inflação permanecerá dentro da meta estabelecida para 2024.
Entendendo o que são os índices de inflação:
Assim como um termômetro mede a temperatura do corpo humano, os índices de inflação funcionam como termômetros da economia, indicando a “saúde” dos preços. Através deles, acompanhamos a variação do custo de uma cesta de produtos e serviços que representa o consumo das famílias brasileiras, como alimentos, transporte, saúde e vestuário.
Mas não existe apenas um único termômetro! Diversos tipos de índices são utilizados, cada um com um foco específico. Um dos mais conhecidos é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação para a maioria das famílias brasileiras.
Possíveis impactos da revisão:
Confira as principais revisões nas projeções:
Entre a ampla gama de prazeres que os brasileiros podem desfrutar, viajar está entre os…
A medida busca permitir o refinanciamento de obrigações, garantir a continuidade das operações produtivas e…
A CLT define dois tipos principais de períodos de repouso que as empresas devem respeitar.…
Estado é o primeiro da Federação a oficializar Data Católica. Mudança Garante Direitos Trabalhistas
Em um cenário onde a eficiência financeira é determinante para o sucesso dos pequenos e…
Publicação do edital está prevista para novembro e a aplicação das provas será em janeiro…