Febraban afirma que juros do consignado do INSS não suprem custos 

Nesta terça-feira (28), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) elevou o teto dos juros de 1,70% para 1,97%, porém, a medida não agradou a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Segundo a Febraban, a nova alíquota limite para o teto dos juros no crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda não supre os custos da modalidade.

Na terça, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) elevou o teto dos juros de 1,70% para 1,97%, segundo a entidade, “um patamar ainda abaixo dos custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito”. Já os juros do cartão consignado subiram para 2,89%.

A nova alíquota de 1,97%, fez com que parte dos bancos brasileiros retomasse a concessão de empréstimos consignados para beneficiários do INSS.

No entanto, a Febraban acredita que a proposta representa um “importante avanço” em relação ao teto anterior.

“Os bancos, contribuindo para encerrar o impasse e diante de impactos na concessão dessa linha de financiamento que ainda serão avaliados, decidiram se abster na votação”, informou a instituição.

Empréstimo suspenso

Durante quase duas semanas o empréstimo consignado do INSS esteve suspenso em diversos bancos. Isso aconteceu depois que a taxa máxima de juros caiu de 2,14% ao mês para 1,70% ao mês, também por decisão do CNPS.

Os bancos que decidiram retomar a concessão do consignado foram: o Bradesco, o Banco do Brasil, o Santander Brasil e o Banco PAN.

O PagBank Pagseguro informou que os clientes poderão contratar os empréstimos consignados do INSS “diretamente pelo aplicativo”. O Itaú Unibanco, em nota, afirmou que ainda avalia se voltará a conceder os empréstimos da linha.

Enquanto isso, a Caixa Econômica Federal, disse que ainda aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS para retomar a oferta do crédito, reiterando que deve ter uma taxa média de 1,87% ao mês.

Outro banco que irá retomar a modalidade após a publicação da normativa é o Daycoval.

Leia Também: INSS: Veja Quem Pode Se Aposentar Em 2023

O que é empréstimo consignado?

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo destinada exclusivamente para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados de empresas privadas e servidores públicos.

Quando a pessoa opta pelo consignado,  autoriza que a instituição desconte as parcelas de quitação do empréstimo diretamente da folha de pagamento ou benefício do INSS, o que reduz o risco de inadimplência.

A linha de crédito consignado oferece garantias às instituições financeiras, já que não existem chances de acontecer inadimplência, pois o credor sabe que irá receber o valor devido. O que proporciona taxas de juros mais baixas do que as oferecidas pelas instituições financeiras convencionais, além de outras facilidades quanto ao pagamento da dívida.

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago