Febraban decreta que bancos terão que avisar sobre débito automático / Imagem Divulgação
A partir de outubro de 2025, uma nova regra da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) trará mais segurança e transparência para os clientes bancários no Brasil.
O principal objetivo é combater os débitos automáticos inesperados, uma causa frequente de reclamações, especialmente entre os aposentados.
Atualmente, débitos automáticos solicitados por uma instituição diferente do seu banco podem ser efetuados sem aviso prévio. Isso, muitas vezes, pega os clientes de surpresa, que só descobrem a cobrança ao checar o extrato.
A nova norma muda esse cenário. A partir de agora, o seu banco será obrigado a te notificar com até cinco dias de antecedência sobre qualquer débito automático que venha de outra instituição. Essa comunicação deve incluir o valor e o nome da empresa responsável pela cobrança.
Se você não reconhecer o débito, poderá cancelá-lo antes que ele seja efetuado. Isso devolve ao consumidor o controle sobre suas finanças e ajuda a prevenir fraudes.
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A Febraban determinou que as instituições financeiras devem usar canais verificáveis para enviar as notificações. Os bancos podem optar por:
Cada aviso deve ser claro e incluir todas as informações essenciais para que o cliente possa tomar uma decisão: o nome da instituição que solicitou o débito, o valor exato, a data prevista da cobrança e um meio de contato para dúvidas ou cancelamento.
A medida é uma resposta ao aumento de queixas sobre débitos não autorizados, que afetam principalmente idosos e aposentados. De acordo com a Febraban, o número de reclamações anuais é de dezenas de milhares, e reportagens recentes estimam que bilhões de reais foram desviados de beneficiários do INSS por meio de fraudes com débitos automáticos.
Essa nova regra busca fortalecer a confiança na relação entre clientes e bancos, reduzindo a necessidade de ações judiciais e aumentando a segurança do sistema bancário. Embora exija uma adaptação tecnológica por parte das instituições, os benefícios para os consumidores são claros e significativos.
A nova regra é um passo importante, mas a vigilância do cliente continua sendo fundamental. Para se proteger de cobranças indesejadas, adote estas práticas:
Com a combinação da nova regulamentação e a sua atenção, gerenciar suas finanças será muito mais seguro.
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