Fechou a empresa? 5 cuidados que muitos nem fazem ideia

Ninguém abre um negócio já pensando em fechar, mas a verdade é que imprevistos acontecem. E quando chega a hora de encerrar uma empresa, muitos empreendedores não fazem ideia dos cuidados necessários. Mas, atenção: pular etapas nesse processo pode gerar dor de cabeça – e das grandes! Dívidas, penalizações e até restrições no CPF dos sócios podem ser consequências de um fechamento mal conduzido.

Então, se você precisa encerrar seu negócio, mas não sabe por onde começar, confira os cinco passos essenciais para fechar sua empresa do jeito certo e sem surpresas desagradáveis.

1. Regularize sua situação fiscal – mas não deixe para depois

Antes de qualquer coisa, é fundamental acertar as contas com os órgãos municipais, estaduais e federais. Mas muitos empreendedores não se dão conta de que débitos não resolvidos podem se transformar em um grande problema. Se houver pendências de impostos como ISS (Imposto Sobre Serviços) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), por exemplo, a responsabilidade pode recair diretamente sobre o CPF dos sócios.

Por isso, o primeiro passo é garantir que a empresa esteja em dia com os tributos e, se necessário, buscar a ajuda de uma consultoria tributária. Além disso, é importante emitir certidões negativas, que atestam a regularidade da empresa, como:

  • CND Estadual e Municipal;
  • Certificado de Regularidade do FGTS (CRF);
  • Certidão Conjunta Negativa de Débitos Federais.

Se esses documentos estiverem em ordem, o encerramento será muito mais tranquilo. Mas, se houver pendências, o ideal é resolvê-las antes de seguir para as próximas etapas.

2. Prepare o distrato social – mas sem deixar pontas soltas na empresa fechada

Se a empresa tiver mais de um sócio, o fechamento precisa ser formalizado por meio de um documento chamado distrato social. Mas não é só assinar um papel e pronto: ele precisa detalhar como os bens serão divididos, qual era o patrimônio líquido no encerramento e quem ficará responsável pela guarda de documentos importantes.

Sem um distrato bem elaborado, disputas podem surgir e o processo pode se arrastar. Por isso, é recomendável que todos os sócios estejam de acordo com os termos antes de seguir adiante.

3. Regularize pendências na Receita Federal – mas não pense que tudo se resolve sozinho

A Receita Federal permite que uma empresa seja encerrada mesmo com débitos, mas isso não significa que as dívidas desaparecem. Pelo contrário! Qualquer pendência tributária será transferida para os sócios, podendo resultar em bloqueios bancários e até penhoras de bens.

Para evitar problemas, o ideal é regularizar qualquer débito antes do fechamento. Se a empresa estiver em dia, a Certidão Negativa de Débitos pode ser emitida online e facilitar o encerramento oficial.

Veja mais:

4. Dê baixa no CNPJ da empresa – mas faça do jeito certo

Com a documentação regularizada, é hora de dar baixa no CNPJ. Esse processo pode ser feito pelo site da Receita Federal, no sistema Coletor Nacional, mas deve ser feito com atenção. Qualquer erro no preenchimento pode atrasar o encerramento.

Em alguns casos, será necessário apresentar um Documento Básico de Entrada (DBE) ou um Protocolo de Transmissão para validar o pedido. Se houver dúvidas, contar com um contador pode evitar retrabalho e garantir que tudo seja feito corretamente.

5. Baixe a inscrição municipal e estadual – mas fique atento às regras locais

Se a empresa prestava serviços, a baixa da inscrição municipal será necessária. Já para empresas do setor comercial, a baixa da inscrição estadual também deve ser feita. Mas atenção: cada estado e município tem suas próprias regras e exigências.

Se a empresa estiver localizada em um município que exige a apresentação de documentos extras, o processo pode demorar mais do que o esperado. Por isso, pesquisar e seguir os trâmites corretamente é essencial para evitar complicações futuras.

Fechando a empresa com tranquilidade

Encerrar uma empresa pode parecer burocrático – e, de fato, ainda existem algumas etapas que exigem atenção. Mas, com organização e planejamento, o processo se torna muito mais simples. Deixar pendências pode trazer dores de cabeça no futuro, então, mesmo que o negócio tenha sido encerrado na prática, o ideal é regularizar tudo no papel também.

Se precisar, contar com o apoio de profissionais especializados pode ser um investimento que vale a pena. Afinal, ninguém quer descobrir, anos depois, que uma dívida inesperada surgiu por causa de um fechamento mal feito, não é mesmo?

Rodrigo Campos

Jornalista, especializado em Semiótica, há mais de 12 anos. Atuou como repórter e editor em diversos veículos de comunicação de grande nome no interior de SP e na internet.

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