Feedback: Saiba como usá-lo para aumentar os resultados da sua equipe!

O feedback é uma importante ferramenta na gestão de empresas e no direcionamento de equipes, no entanto, muitas vezes ele é utilizado de forma errada, por isso, é importante ter atenção a alguns detalhes ao utilizar essa técnica.

Por que usar o feedback?

Dois pontos essenciais ao sucesso de uma equipe são o autodesenvolvimento e o engajamento coletivo, ambos têm origem em uma ferramenta, muitas vezes negligenciada: O feedback” explica o escritor, palestrante e fundador do ITEM Brasil, Vinícius Guarnieri.

O autodesenvolvimento está relacionado à preparação, expor-se e, na medida das possibilidades, e solicitar feedbacks para facilitar sua evolução, enquanto engajar-se está ligado à iniciativa para se adaptar às exigências do mercado, processo no qual o feedback desempenha um importante papel.

É importante saber quando usar o feedback

Quando alguém diz, por exemplo: ‘Desculpe-me, mas preciso te dar um feedback!’ Pode receber a seguinte resposta: ‘Quanto à iniciativa, desculpo; quanto ao feedback, agradeço, mas, não lhe pedi um’. Ou seja, se não foi solicitado, não é feedback, é crítica ou opinião. Portanto, evite utilizar clichês que podem denotar falta de conhecimento, despreparo técnico.” Explica Guarnieri.

O feedback é estratégia que garante à equipe a maturidade e o ‘upgrade’ necessário para lidar com os desafios do mundo corporativo e atingir os objetivos da organização, mas para isso é essencial saber quando utilizá-la.

Guarnieri destaca 3 pontos essenciais para um bom feedback e que devem ser seguidos para tornar a ferramenta mais efetiva:

Respeito:

Sim, a educação abre portas para que o feedback seja melhor recebido, respeito formal é fundamental

Receptividade:

Esse ponto diz respeito a quem recebe o feedback, é preciso estar aberto a mudanças e a ter atenção a pontos que não tinha tido antes, apreciá-la, analisá-la, e anotá-la é essencial para acompanhar seu desenvolvimento

Gratidão:

Esse aspecto está diretamente ligado ao segundo, pode parecer bobo, mas agradecer pelo feedback é o primeiro passo para pôr em prática as ações propostas, ele pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso imediatos

O que há de mais relevante em um gestor é saber criar uma cultura de feedbacks em uma equipe, visando à melhoria do desempenho individual e coletivo pelo valor inestimável no longo prazo para a organização“, ressalta Vinícius Guarnieri.

Por M. Vinicius Guarnieri fundador, consultor do ITEM Brasil – Instituto de transformação de empresas do Brasil, escritor, autor de “Vida – Manual do proprietário”, “Consciência transformadora – Transformando vidas e recuperando empresas”, “Alquimia Social – Como vencer a autossabotagem e atingir a prosperidade total”, dentre outros, palestrante, coach executivo e empresarial , educador financeiro e engenheiro agrônomo, formado pela UFLA – Universidade Federal de Lavras.

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

28 minutos ago

CAIXA libera dois benefícios nesta segunda (20). Confira seu saldo!

Dois benefícios para famílias de baixa renda: veja como consultar e sacar pelo CAIXA Tem

1 hora ago

Simples, mas estratégico: aprenda a otimizar seus impostos e aumentar sua margem de lucro!

A revenda de carros no Simples Nacional oferece uma forma mais simples de pagar impostos,…

3 horas ago

Profissionais Contábeis votam para renovar CRCs em novembro

Entenda o passo a passo para votar

3 horas ago

Aprovada nova regra para periculosidade de motofretistas e mototaxistas

O novo texto da NR-16 visa trazer maior segurança jurídica e clareza na aplicação da…

3 horas ago

Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização

A ampliação das possibilidades de parcelamento busca incentivar a conformidade tributária e acelerar a recuperação…

3 horas ago