FENACON exige resposta da RFB sobre verificação de duas etapas obrigatória para contas ouro no GOV.BR / Imagem canva pro / editado por Jornal Contábil
Na sexta-feira, dia 25, a FENACON encaminhou um ofício à Receita Federal referente à nova exigência implementada no portal gov.br: a verificação em duas etapas obrigatória para contas do tipo ouro.
No documento, a Federação destaca que a mudança repentina e sem comunicação prévia adequada tem causado atrasos na entrega das obrigações e, consequentemente, o risco de penalidades.
Por esse motivo, a FENACON solicitou a concessão de um período de adaptação para contadores e contribuintes, com a prorrogação dos prazos para entrega das obrigações.
Além disso, a entidade reforça a necessidade de um diálogo mais transparente e de respeito com a classe contábil.
Leia também:
Ao fazer login no aplicativo Gov.br pela primeira vez após esta orientação, usuários de conta ouro serão convidados a habilitar a funcionalidade. Depois do primeiro convite, eles receberão lembretes para ativar a verificação em futuras autenticações.
Essa ferramenta de segurança combina a senha do usuário com um código enviado via aplicativo ou SMS, o que fortalece a proteção contra acessos não autorizados.
O MGI ressalta que a verificação em duas etapas é uma “solução de segurança muito eficaz”, especialmente quando usada em conjunto com a biometria.
Caso um usuário tenha dificuldades ou decida desativar a funcionalidade, ele poderá fazê-lo facilmente no menu “Segurança da conta” dentro do próprio aplicativo Gov.br.
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em
Com mais de 169 milhões de usuários, o Gov.br centraliza mais de 4.700 serviços federais e outros 8.700 de estados e municípios. Entre os serviços mais acessados, destacam-se:
Além disso, a plataforma permite a assinatura de documentos com validade jurídica, a abertura de empresas e a transferência de veículos. O Gov.br também oferece a pesquisa de serviços personalizados, atendendo a diferentes perfis de usuários, como estudantes, empreendedores e trabalhadores.
Curso e-Simples:
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A legislação atual estabelece que a falência da sociedade com sócios ilimitadamente responsáveis também acarreta…
IOB Emissor agora oferece Calculadora de Preços! Nova funcionalidade ajuda empresas a recalcularem margens e…
Benefício pode ser pago em duas etapas e todo trabalhador de carteira assinada tem direito
A idade sozinha não garante o benefício; o fator decisivo é a condição de saúde…
Com a proximidade da Reforma Tributária, que passa a vigorar com mudanças estruturais nos próximos…
O ano de 2026 deve consolidar um novo capítulo para a economia brasileira, marcado por…