FGTS 2021: Distribuição de lucro do fundo pode chegar a R$ 8,23 bilhões, este ano

Já é debatido em como se dará a distribuição do lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Segundo informações do Monitor Mercantil, o Conselho do Fundo tem até 31 de agosto para definir o percentual a ser repartido.

A fins de um melhor entendimento de como pode ser realizado esse processo, vale ressaltar em como ele se deu nos anos anteriores a 2021. Em 2019, foi distribuído 100% do lucro obtido pelo FGTS no ano anterior, já em 2020 esse percentual sofreu uma redução, sendo repartido apenas 66% do lucro do fundo. 

Dito isso, caso este ano obedeça o mesmo molde de 2019, ou seja, seja repartido o lucro total do FGTS entre os brasileiros, o valor a ser distribuído, pode chegar a R $8,23 bilhões. 

Conforme explica Clóvis Scherer, economista do Diesse, quando o lucro obtido no FGTS é não repartido com trabalhador, ele virá patrimônio líquido do fundo, todavia, Scherer argumenta em prol, de um maior percentual, visto que “numa época de alto índice de desemprego e com previsões nada otimistas de recuperação da economia, é sempre bom o trabalhador poder contar um recurso extra em sua conta do FGTS”, diz o economista. 

Ainda neste sentido, Scherer afirma que “Diante da crise, o resultado de R $8,23 bilhões ficou acima 17,6% da expectativa que a Caixa projetava, de lucro de R $7 bilhões. Foi menor do que o ano passado, mas foi um bom resultado para 2020”. 

Distribuição de lucro do FGTS

Buscando uma melhor contextualização, é necessário entender o como se dá esse lucro. “A Caixa Econômica Federal  arrecada o FGTS e põe na conta individual do trabalhador, mas o dinheiro não fica parado, parte dele é utilizado para conceder empréstimos para a compra de imóveis, investimentos em saneamento, obras de infraestrutura e outros”, explica Scherer. 

A partir disso, se obtém lucros nos quais serão repartidos entre os trabalhadores. Está medida está em voga desde 2017, em que foi distribuído os lucros do FGTS alcançados em 2016, deste modo, o fundo alcançou uma remuneração de 5,11% + 1,93% da distribuição. 

Já em 2018, foi distribuído 50% dos rendimentos alcançados pelo FGTS no ano anterior, equivalente a R $6,23 bilhões. A partir disso, o trabalhador brasileiro  recebeu 3,8% de remuneração, mais 1,72% referente a distribuição.  

Conteúdo por Lucas Machado

Lucas Machado

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

15 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

18 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

19 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

20 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

20 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

21 horas ago