FGTS 2021: Saque Emergencial vai começar quando?

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) vem deixando os trabalhadores numa expectativa em relação ao saque emergencial, liberado no ano passado, permitindo que o trabalhador que tinha contas ativas (emprego atual) ou inativas (empregos anteriores) resgatassem até um salário mínimo (R$ 1.045 em 2020) das contas vinculadas ao contrato de trabalho.

Em 2020, o governo federal elaborou um pacote de medidas para enfrentar os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus na economia. Uma das medidas, incluía a liberação de uma nova rodada de saque emergencial do FGTS para 2021.

Saque emergencial não será liberado

Fonte: Google

Porém, o trabalhador não poderá contar com o saque emergencial do FGTS em 2021. O Ministério da Economia informou que não existe uma vontade do governo para liberar uma nova rodada de saques do Fundo de Garantia. Isso porque governo decidiu se empenhar na liberação do auxílio e emergencial e do BEm (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda).

Outra preocupação do governo foi em liberar a antecipação do 13° salário do INSS para os aposentados e pensionistas.

Outras possibilidades de saque

Em 2021, será possível realizar os seguintes saques no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (saque-rescisão, para compra de imóveis, por motivo de doença grave ou saque-aniversário do FGTS).

Então vejamos, o saque-aniversário permite ao trabalhador retirar uma parcela dos valores do Fundo de Garantia anualmente, este procedimento só poderá ser feito no período de aniversário do trabalhador.

No entanto, o trabalhador que optar por receber anualmente uma parcela do saldo do FGTS, irá perder o direito sacar o Fundo em caso de demissão, ficando apenas com o direito de sacar a multa de 40% que é direito do trabalhador.

Sendo assim, o trabalhador não será obrigado a fazer o saque-aniversário, é opcional, somente em casos em que ele ache compensador aderir à modalidade.

Existe também a possibilidade do trabalhador que solicitou o saque-aniversário e depois se arrependeu, neste caso, ele terá que esperar dois anos e um mês para ter acesso ao saque em caso de demissão.

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

6 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

7 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

9 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

9 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

12 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

13 horas ago