Destaques
FGTS – Conheça os critérios para saque das contas inativas
A Caixa Econômica anunciou os critérios para saques do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) inativo em 2017. Nesta terça-feira (14), a CEF vai disponibilizar um site e outros canais para o trabalhador poder consultar se tem conta, com saldo, ou não. Um deles será o número 0800 específico para tirar dúvidas sobre o assunto.
O mês de aniversário do dono da conta vai orientar calendário de liberação do fundo. Dessa forma, quem nasceu em fevereiro, por exemplo, poderá a sacar a partir de março. Já quem faz aniversário em março, vai receber em abril e assim sucessivamente. O calendário oficial com as datas de pagamento ainda será lançado, mas a expectativa é de que os pagamentos comecem a ser liberados a partir do dia 13 de março.
Naum Bruno, Gerente geral da Caixa Econômica Federal em Tabatinga, explica que são dois os critérios para poder sacar o FGTS: se o trabalhador tiver sido demitido por justa causa ou se pediu demissão até dezembro de 2015. Naum ressalta ainda que não haverá burocracia para o saque.
Segundo o Ministério do Trabalho, mais de 18 milhões de contas enquadram-se neste critério. Nelas, estão depositados R$ 41 bilhões e 400 mil, a maior parte tem saldo inferior a um salário mínimo. Atualmente o trabalhador, pode consultar a conta do FGTS nas agências da caixa, para isso, é preciso levar um documento de identificação com foto e o número de inscrição PIS/Pasep. Outra opção é a consulta nos caixas eletrônicos com o cartão cidadão.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep