FGTS Inativo – Saque poderá ser feito no Final de Semana

O saque a contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderá ser realizado na Caixa Econômica Federal aos finais de semana, ao menos é uma ideia a ser estudada pela instituição bancária, como afirma uma reportagem realizada pelo UOL. Essa ação ocorre para amenizar a grande procura pelo serviço no próximo mês, já que os saques serão autorizados em março. Ainda será divulgado calendário com os dias disponíveis para o serviço.

Desde o ano passado, o Governo Federal anunciou que o cidadão poderia sacar dinheiro de contas tidas como inativas. No caso, se tratam de contas as quais não recebem mais valores em depósitos feitos pelas empresas, após o pedido de demissão, por parte do funcionário, e quando a empresa demite a pessoa com justa causa. Esses valores inativos ficam retidos na conta e têm um rendimento de 3% ao ano. Por isso, é importante consultar o saldo, para verificar se algum valor está disponível para ser retirado.

Quando anunciou essa medida, na ocasião, o governo disse que o objetivo é “estimular” a economia, ao injetar mais de R$ 30 bilhões, segundo informações da “Agência Brasil”. Cerca de 10 milhões de pessoas devem ser contempladas com a medida. Lembrando que o FGTS existe há 50 anos e garante que pessoas que trabalham no regime CLT – carteira assinada – tenham depósitos mensais do equivalente a 8% do salário.

Formas de Consulta

Para saber se há saldo para saque, o cidadão pode realizar essa consulta em app do FGTS, disponível nas plataformas Android e iOS. A consulta também pode ser feita no site da Caixa, mas devido a quantidade de acessos, a página está instável. Em todo caso, outra opção é ter acesso a esses dados em uma das agências da Caixa em todo o Brasil, será necessário informar o NIS/PIS. É também possível realizar essa consulta nas Casas Lotéricas, mas neste caso a pessoa precisa ter o Cartão Cidadão em mãos.  Via Salário Minimo.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago