O governo federal anunciou outra possibilidade de se retirar do FGTS e integrar um pacote de medidas econômicas na nova pandemia de coronavírus (Covid-19) para ajudar grupos vulneráveis. Em 15 de junho, os titulares de contas vinculadas ao FGTS receberão um montante de R$ 1.045.
“Essa medida é importantíssima e vem em momento que o dinamismo econômico requer respostas rápidas e com efetividade” enfatizou o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Junior. Ele explicou que a medida não teve impacto no resultado principal, porque usaria o saldo existente no FGTS e utilizaria os recursos do fundo PIS-Pasep.
Em uma coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto, Marcelo Guaranys, secretário executivo do Ministério da Economia, lembrou que em 16 de março foi anunciada a nova possibilidade de saque do FGTS, além de uma série de outras medidas. “Estamos dando recursos para aqueles que precisam nos momentos mais precisam”, reforçou Guaranys.
As retiradas serão feitas de acordo com o cronograma e os padrões de serviço divulgados pela Caixa Econômica Federal. O crédito pode ser feito na conta bancária de qualquer instituição financeira instruída pelo trabalhador, desde que ele seja o titular.
A Medida Provisória que autoriza os novos saques do FGTS foi publicada em edição extra do Diário Oficial da terça-feira (7).
RECURSOS
O governo federal realocou 21,5 bilhões de reais em recursos do PIS/Pasep em valores que não foram sacados das contas inativas até 1988. Por tanto, não representa uma nova despesa no déficit primário.
“Essa é uma medida de alta efetividade e vem num momento propicio para o enfrentamento do coronavírus, onde os cotistas terão direito a recursos que a eles pertence”, ressalta Waldery Rodrigues.
Adolfo Sachsida, secretário especial de política econômica do Ministério de Assuntos Econômicos, disse que 60,8 milhões de trabalhadores se beneficiarão diretamente dessa medida. “Esperamos que sejam sacados até R$ 36 bilhões”.
Novo sistema permite que mais de 16 milhões de microempreendedores definam seu plano de pagamento
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição
O governo anunciou que o Programa Reforma Casa Brasil entrará em vigor a partir do…
Os cassinos online cresceram num ritmo impressionante nos últimos anos — tanto no Brasil quanto…
As entidades sindicais com cadastro ativo no CNES não sofrerão nenhum impacto no seu registro…
A aprovação da Reforma Tributária no Brasil, com a transição para o Imposto sobre Valor…