Chamadas
FGTS pode pagar altos valores para quem entrar com pedido nos próximos 30 dias. Confira!
O STF agendou para 20/04 a tão esperada votação sobre a possível troca do índice de correção monetária das contas do fundo de garantia, também conhecida como a revisão do FGTS.
A discussão é antiga pois o FGTS há tempos vem perdendo valor para a inflação, gerando prejuízo aos trabalhadores que não podem movimentar esse dinheiro em qualquer situação. As perspectivas de ganho são boas visto que a mesma corte já julgou de forma similar a troca da TR por um índice de inflação para outras situações como a correção monetária dos precatórios e de dívidas trabalhistas.
Os valores da revisão do FGTS podem superar os 10 mil e até mesmo os 100 mil reais, dependendo de quanto tempo o dinheiro ficou no fundo e do valor aplicado. A boa notícia é que, mesmo quem já sacou parte ou mesmo a totalidade do dinheiro, pode pedir a revisão pelo período que ficou depositado.
Para conhecer o valor da correção, o sistema LOIT FGTS é uma boa alternativa pois faz o cálculo gratuitamente. Em seguida o mesmo site oferece serviços para quem desejar entrar com o pedido que geralmente pode ser feito junto aos Juizados Especiais Federais de cada região através da internet e sem a necessidade de contratação de um advogado.
O ponto de atenção é com relação ao prazo, pois os especialistas explicam que é muito provável que o tribunal utilize a modulação da decisão onde a nova regra passa a valer apenas para o futuro. Neste caso, quem não estiver com um pedido previamente protocolado pode perder a chance de recuperar os valores acumulados do passado.
Leia também: Os 5 Cenários De Trabalhadores Com A Proximidade Da Revisão Do FGTS: Descubra Qual É O Seu!
Como calcular o valor da Revisão do FGTS
O primeiro passo é obter os extratos do FGTS no aplicativo da Caixa que tem o mesmo nome, ou seja, FGTS. Não confundir com outros aplicativos que não são da Caixa e são sujeitos a golpes ou mesmo com os outros aplicativos que a Caixa oferece.
Acessando o aplicativo é necessário exportar os extratos em formato PDF. Geralmente a pessoa possui um extrato para cada empregador ao longo de sua vida.
Com os extratos em mãos, basta acessar o serviço LOIT FGTS, se cadastrar e anexar seus extratos conforme as orientações do próprio site. O processo é muito simples e o cálculo sai em poucos instantes.
Em seguida, conhecendo o valor, caso exista o interesse de entrar com o pedido no Juizado Especial Federal, o site oferece um KIT com os documentos já preenchidos com os dados do usuário e todas as orientações e suporte para protocolar o processo.
Para profissionais como advogados e contadores que desejam ajudar seus clientes no cálculo dessa revisão, existe também outra ferramenta que permite a execução de forma mais abrangente, trata-se da automação ELI FGTS.
Leia também: FGTS Pode Ficar Bloqueado Devido A Dívidas?
Como entrar com o pedido de revisão do FGTS
A grande maioria dos trabalhadores pode enviar seus pedidos através do Juizado Especial Federal da sua região, através da própria internet, desde que o valor do pedido seja inferior a 60 salários mínimos.
Nestes casos não é preciso contratar um advogado e geralmente todo o processo pode ser feito online através do site do tribunal federal de cada região.
O trabalhador precisa apenas de alguns documentos para dar entrada no processo:
RG/CPF ou CNH;
Comprovante de residência;
Carteira de Trabalho;
Carta de Concessão da Aposentadoria (quando aposentado);
Extratos analíticos do FGTS;
Cálculo detalhado do valor revisado, explicativo da revisão;
Requerimento ou petição, justificando o pedido;
Para quem não tem tempo ou familiaridade com tecnologia para executar os procedimentos online, a mesma empresa LOIT tem o serviço de protocolo desses pedidos, processo conhecido como Atermação, de forma a facilitar e agilizar o processo do cidadão.
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional21 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep