Connect with us

Estudo e Educação

Fies 2025: complementação de inscrições já tem data para ocorrer

O edital completo está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

O Ministério da Educação (MEC) divulgou essa semana o Edital nº 12/2025, que estabelece o calendário e os procedimentos para a complementação das inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025.

A complementação destina-se aos estudantes que tiveram a conclusão da inscrição postergada nos processos seletivos do Fies referentes ao segundo semestre de 2024 ou ao primeiro semestre de 2025.

Prazos e procedimentos

A complementação das inscrições deve ocorrer no portal Fies Seleção, no período de 25 a 27 de junho. É fundamental que os estudantes atendam a todos os requisitos, prazos e procedimentos previstos no edital para a concessão do financiamento. 

O edital completo está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na página de legislação do Fies.

Após a complementação, o estudante terá duas etapas importantes de validação:

  • Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA): O candidato deve validar as informações junto à CPSA da instituição de ensino superior, entregando a documentação exigida (física ou eletrônica). Essa validação deve ocorrer a partir do dia seguinte à complementação da inscrição e em até cinco dias úteis.
  • Agente financeiro: Em seguida, o estudante precisa validar suas informações com um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pela CPSA. A contratação pode ser digital ou presencial, dependendo da disponibilidade do agente.

Leia também:

Fies Social: novidades e benefícios

O Fies Social representa um avanço importante no programa, buscando retomar seu papel social e atender às necessidades de estudantes de baixa renda.

O Fies Social reserva 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e em situação ativa. Para esses estudantes, é possível solicitar o financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Os candidatos pré-selecionados para o Fies Social estão dispensados da comprovação da renda familiar junto à CPSA. No entanto, devem comparecer à comissão para validar as demais informações nos mesmos prazos dos outros estudantes.

Instituído pela Resolução nº 58/2024, o Fies Social visa oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento estudantil, desempenhando um papel transformador na sociedade.

Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em

O que é o Fies e quem pode se inscrever?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260 de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para se inscrever no Fies, o estudante deve atender aos seguintes critérios:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010.
  • Ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos.
  • Ter nota superior a zero na redação.
  • Possuir renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.

Curso Viver de Contabilidade:

Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil