Para qualquer tipo de benefício, seja para a aposentadoria, para auxílio-doença, entre outros, o INSS calcula o valor com base nos dados de vínculos de emprego e contribuições constantes no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). O problema é que esses dados são internos do INSS e até pouco tempo o segurado só tinha acesso indo à Agência da Previdência para buscar o CNIS.
É de extrema importância que o segurado verifique com certa frequência seus dados junto ao CNIS para saber se todas as contribuições vertidas estão sendo cadastradas e com o valor correto.
Pensando nisso, este artigo tem a pretensão de informar ao leitor como fazer o acompanhamento do CNIS com mais celeridade e facilidade, por meio da CADSENHA.
Para isso, o segurado deve seguir os seguintes procedimentos:
Com isso você poderá acessar seus dados do CNIS pelo LOGIN com a CADSENHA gerada, terá controle de suas contribuições se for contribuinte individual, facultativo ou especial, poderá conferir se as contribuições constantes no CNIS condizem com seu salário, caso seja contribuinte empregado, bem como poderá fazer um planejamento previdenciário.
__
Escrito por Carlos Augusto Ramos – Advogado Previdenciarista.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…