Photo by @freepik / freepik
O mundo da criptomoedas é um assunto que está constantemente em alta, muitos ainda acham um mistério esse mundo e para auxiliar quem deseja conhecer esse universo ou se aprofundar mais do tema.
Por isso, cinco especialistas indicaram os melhores filmes sobre bitcoin, blockchain e criptomoedas.
Bitcoin além da bolha, dirigido por Tim Delmastro, mostra para o público uma visão geral da criptomoeda, explicando termos, dados e deixando facilmente digerível ao telespectador. O documentário começa mostrando as moedas utilizadas durante a história do mundo, como eram feitos os escambos e como o dólar chegou em seu patamar nos dias atuais.
Logo em seguida, o Bitcoin é introduzido e é mostrado como ele pode se tornar a nova moeda do mundo.
Após uma breve explicação simples e eficaz sobre o que é o Bitcoin, também é mostrado como funciona a blockchain, uma rede descentralizada que não precisa de intermediários para a transação ser efetuada.
Bitcoin: O fim do dinheiro como conhecemos (2015)
Dirigido e roteirizado por Torsten Hoffmann o documentário conta a história do surgimento do bitcoin e discute como a criptomoeda pode impactar o mundo financeiro e os conceitos tradicionais que o rodeiam.
Algumas questões levantadas no documentário são se a Bitcoin é uma alternativa às moedas locais, se as criptomoedas vão levantar uma revolução em transações monetárias, se é um presente para criminosos, entre outros pontos.
Sucesso de público e vencedor de Oscar de Melhor Roteiro adaptado, Edição e Trilha Sonora, A Rede Social conta a história de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) e Eduardo Saverin (Andrew Garfield), fundadores de uma das redes sociais mais conhecidas do mundo: o Facebook.
O longa é uma adaptação do livro Bilionários Por Acaso – A Criação do Facebook (The Accidental Billionaires: The Founding of Facebook, a Tale of Sex, Money, Genius and Betrayal – em inglês) , de Ben Mazrich.
A obra traz a história prévia dos irmãos Tyler e Cameron Winklevoss antes de vencerem a batalha com o Facebook e se tornarem os maiores bilionários do Bitcoin.
A obra cinematográfica acumulou 5 indicações ao Oscar e contou com um elenco premiado: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt.
O filme explica a grande crise de 2008, onde um grupo de pessoas percebe a bolha imobiliária prestes a estourar e “aposta” contra os bancos evidenciando a falta de confiabilidade de todo o setor bancário e financeiro.
O filme ilustra a principal premissa da criptoeconomia, que não depende de um intermediador de confiança para realizar negócios e transações.
É um documentário que aborda o universo da Bitcoin e sua evolução até os dias de hoje. Lançado em 2016 pela Netflix, foi considerado por muito tempo, a única obra cinematográfica que falava sobre o universo das Bitcoins de forma completa e realista.
O filme conta com a participação de muitos entusiastas e figuras importantes do universo das Bitcoins, como Charlie Shrem, Barry Silbert, os irmãos Winflevoss, entre outros.
Muitos autônomos abrem um CNPJ MEI (Microempreendedor Individual) como forma de formalizar sua atividade, reduzir…
A chegada de um ano novo é a chegada de uma preocupação que tem atingido…
Agora, em 2026, motoristas com bom histórico no trânsito podem contar com a renovação automática…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu suspender o repasse de recursos ao Banco…
O julgamento, sob o Tema 1313 de repercussão geral, definirá se a conversão da união…
Apenas o diagnóstico não garante o direito. Entenda como proceder nesses casos