Contabilidade

Fim da burocracia com a NFS-e: como a Reforma exige um novo papel do Contador

A Nota Fiscal de Serviços (NFS-e) passará por uma grande transformação, saindo do modelo atual, que é uma colcha de retalhos de leis municipais, para um padrão único em todo o Brasil. 

Esse novo sistema será mais unificado e digital, exigindo que os emissores de notas fiscais se adaptem a novos campos e validações, como os detalhes das alíquotas de IBS e CBS, além de informações sobre o local de destino do serviço.

A NFS-e não será apenas um documento, mas uma ferramenta conectada. Ela estará integrada aos sistemas do Comitê Gestor do IBS e da Receita Federal, com validações automáticas e em tempo real. Isso trará mais transparência e rastreabilidade às operações, mas também exigirá um novo nível de preparo técnico.

Leia também:

O Novo Papel do Contador

Com a nota fiscal se tornando o ponto central da arrecadação no novo sistema tributário, o contador terá um papel mais estratégico e menos burocrático. Será fundamental que ele:

  • Atualize cadastros de clientes e fornecedores.
  • Monitore a classificação correta dos serviços.
  • Fique atento às regras de destino e incidência.

Na prática, isso exigirá a requalificação da equipe, a atualização constante dos sistemas e uma comunicação mais próxima com a área de TI e com os clientes. O contador precisará, ainda, acompanhar de perto os regimes de transição e os testes de conformidade.

Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em

Os riscos da inércia

O novo sistema fiscal será altamente automatizado e implacável com os erros. A malha fiscal eletrônica, mais rigorosa, identificará rapidamente qualquer inconsistência, podendo gerar autuações e bloqueios de créditos tributários. Empresas que não se adaptarem correm o risco de perder competitividade e prejudicar sua saúde financeira.

Dessa forma, a nova nota fiscal de serviços será um elemento-chave para a conformidade fiscal. Contadores que se anteciparem, estudarem as novas regras e se posicionarem como especialistas nesse novo ambiente fiscal, terão uma vantagem competitiva. 

A reforma tributária está a caminho e, com ela, a chance de a contabilidade se destacar como uma peça fundamental na gestão dos negócios.

Curso Viver de Contabilidade:

Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

5 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

7 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

8 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

9 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

9 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

11 horas ago