Vem circulando nas redes sociais e em alguns informativos, uma notícia de que o Microempreendedor Individual (MEI), está chegando ao fim. Essa informação tem gerado certa preocupação para parte dos mais de 15 milhões de empreendedores que fazem parte do regime empresarial.
A partir desta informação, muitas pessoas estão se perguntando se existirá algum fim ou mudança para a categoria. No entanto, é preciso ter calma com relação a essas informações, isso porque o MEI não irá acabar, muito pelo contrário.
Ao nos aprofundarmos nessa tema, percebemos que não há nenhum informativo do governo com relação à alteração ou fim do Microempreendedor Individual. Muito pelo contrário, o governo vem trabalhando inclusive em um projeto de lei que pode ampliar o limite de faturamento da categoria.
No entanto, buscando sobre essas informações, nos deparamos com informações desencontradas e equivocadas por parte de compartilhamentos em redes sociais e alguns portais de notícia. Isso porque, apesar de anunciarem o “fim da categoria”, não é de fato o fim da categoria.
O que essas informações alegam é com relação às mudanças que aconteceram na categoria nos últimos anos, onde, o governo trouxe reajustes para o MEI, excluindo ao longo do tempo algumas atividades que podem abrir um CNPJ como Microempreendedor Individual.
Dessa maneira, ao longo do tempo de existência, algumas categorias profissionais foram removidas da possibilidade de abrirem um MEI, enquanto outras atividades acabaram sendo incluídas.
Sendo assim, com relação às informações, os anunciados de fim da categoria MEI, está atrelado a essa questão, logo, não existe nenhum risco da categoria chegar ao fim, apenas de que, a categoria pode sofrer mudanças onde uma ou outra atividade pode ser excluída, ou incluída na categoria.
Leia também | MEI Inativo Ou Sem Faturamento Precisa Pagar O Boleto Mensal DAS?
Ao longo dos anos, o MEI vem passando por diversas mudanças, mudanças essas que também são relacionadas a lista de atividades permitidas ou não para ingresso na categoria.
Nesse sentido, as atividades excluídas da categoria ao longo dos anos foram as seguintes:
Assim como algumas atividades são removidas da lista de atividades permitidas para o MEI, ao longo do tempo, outras atividades vêm sendo incluídas nessa categoria. Vamos conhecer agora algumas atividades que anteriormente não eram contempladas como microempreendedor individual e que agora podem ser exercidas:
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…