Chamadas
Finanças pessoais: 3 aplicativos para entrar com o pé direito em 2024
Organizar as finanças pessoais é o primeiro passo para alcançar metas e economizar nas despesas diárias, proporcionando uma vida tranquila e preparada para imprevistos.
É uma lição que os brasileiros continuam aprendendo; segundo dados do Banco Central e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 70% das pessoas gastam todo o dinheiro que ganham, ou mais.
Túlio Matos, sócio fundador da iCred, fintech sergipana que facilita o acesso ao crédito e empréstimo pessoal, defende que ter uma disciplina sólida no controle do fluxo de caixa evita complicações desnecessárias e maximiza recursos.
“Uma organização financeira pessoal bem-sucedida começa pela criação de um orçamento abrangente, onde as fontes de renda são elencadas e as despesas categorizadas, estabelecendo limites realistas. Além disso, definir objetivos financeiros claros — como economizar para emergências, pagar dívidas ou investir — e fornecer direção às escolhas também têm um papel importante na hora de economizar”, diz.
Cada um tem seu jeito de acompanhar a renda, mas ele pode ficar mais simples com a ajuda de alguns aplicativos de organização financeira.
Leia também: Dicas Para Manter As Finanças Pessoais Em Dia E Organizadas
Confira três softwares que capacitam as pessoas a tomar decisões controladas e positivas em relação ao dinheiro:
1 – Minhas Economias
O aplicativo Minhas Economias é um gerenciador de finanças, totalmente gratuito. Na plataforma é possível ter visibilidade de transações em gráficos e relatórios. A ferramenta possui a mesma criptografia usada pelos bancos, proporcionando segurança ao usuário. Além disso, o aplicativo auxilia no planejamento de projetos.
2 – Mobills
O Mobills é uma plataforma de gerenciamento financeiro que se destaca pela interface intuitiva e amigável. Uma das principais características é a capacidade de criar orçamentos personalizados, podendo definir metas específicas para despesas em categorias como alimentação, moradia, lazer, entre outras. Essas estimativas podem ser ajustadas conforme as necessidades individuais, auxiliando as pessoas a manter suas finanças sob controle.
3 – Mint
O Mint é um aplicativo popular que permite acompanhar todas as contas em um só lugar. Ele sincroniza automaticamente as transações bancárias, cartões de crédito e contas de investimento, oferecendo uma visão geral completa das finanças. Além disso, o Mint ajuda a criar um orçamento personalizado, categorizando despesas e enviando alerta quando o usuário se aproxima dos limites definidos. Disponível para Android e iOS.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional6 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional3 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional4 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade5 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT5 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep