Categories: Destaques

Fique Atento: Alteração no captcha da Sefaz pode afetar consultas da NFe

No dia 21 de Outubro, a Sefaz passou a utilizar outra forma de consulta das NFes (alteração no captcha), de forma que algumas empresas ou escritórios de contabilidade que utilizam sites de consulta à Notas Fiscais, poderão ter problemas.

Na conclusão da consulta, após inserir a chave era preciso inserir o captcha, que era uma sequência de letras e números.

É possível que com a atualização da consulta, algumas empresas de contabilidade, possam ter problemas com o novo captcha.

Verifique a seguir a mudança feita pela Sefaz na consulta da chave de acesso.

Entenda o que é o Captcha e para que serve

O captcha serve para comprovar para um computador, que quem faz a consulta é um humano e não outro computador.

É uma ferramenta auxiliar, para evitar spams ou mensagens disparadas de outros computadores ou robôs.

A ideia é que a resposta ao captcha seja impossível a um computador, para que somente seres humanos possam ter acesso ao envio de informações.

[rev_slider alias=”ads”][/rev_slider]

 

Como funcionava a consulta da NFe?

Para fazer consultas no site da Sefaz, é necessário o número da chave de acesso da Nota Fiscal, certificado digital autorizado e inserção do captcha.

Esse captcha, antes, era como uma sopa de letras, sendo necessário digitar diversos caracteres, para assim conseguir consultar a nota no site. Como a imagem abaixo:

Com esse tipo de captcha, os sistemas contábeis ainda conseguiam burlar um dispositivo de segurança e acessar as informações das notas.

Porém, por conta da mudança feita, pode ser que não seja mais possível a consulta da NFe ao sistema através dos softwares.

Como funciona a consulta da NFe agora?

Agora, desde o dia 21 de Outubro, o sistema da Sefaz adotou o captcha do Google, que é utilizado em vários sites, por ser mais seguro.

Nele, ao invés de digitar uma série de caracteres de uma determinado imagem, é necessário clicar em uma caixa de seleção, descrita como ‘Eu não sou um robô’ e classificar imagens (placas de rua, veículos, animais, etc). Como imagem abaixo:

Por conta dessa atualização, as empresas que oferecem serviço de consulta de NFe, não conseguirão burlar o dispositivo de segurança para a ‘quebra do captcha’.

 

Considerações finais

Caso você tenha uma empresa que ofereça serviços de consulta ou recuperação de Notas Fiscais Eletrônicas, esteja atento, pois essa atualização pode afetar seu serviço.

É possível que haja alguns problemas por conta da atualização, como dito ao decorrer do texto, portanto, é necessário fazer as adaptações necessárias e evitar maiores conflitos.

Via Soften

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago