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Fiz o Planejamento Tributário. E Agora?
Muito se fala em planejamento tributário e logo entendemos que esta é
uma das tarefas indispensáveis que contribuem nas finanças da empresa.
Mas será apenas essa atitude que o empreendedor deve adotar para
conquistar o desenvolvimento do seu negócio e a saúde financeira?
Na verdade, o que queremos lembrar é que o planejamento tributário
não é a panaceia que vai salvar a empresa, porque na atualidade
enfrentamos um ambiente muito exigente. E isso está sinalizado pela
situação da economia atual, onde encontramos os elevados juros
praticados no mercado, o forte aspecto seletivo na concessão de
crédito, os altos encargos sobre o valor da folha de pagamento, a
complexidade do sistema tributário brasileiro – que exige das empresas
a montagem de estruturas próprias para poder dar conta do assunto –
isso tudo sem levar em consideração os desafios diários para competir
com a concorrência.
Desta forma, somos da opinião que a empresa é um conjunto de áreas
que devem atuar e nivelarem-se como um verdadeiro sistema que atuam de
forma harmônica.
O certo é que o processo de gestão considere que a empresa só vai
alcançar uma boa rota de desenvolvimento se atentar para um conjunto de
ações a fim de buscar um processo integrado de promoção de
melhorias.
Somente a busca da execução de um bom planejamento tributário, o que
vai ao encontro de uma melhor posição financeira, não é a única
ação que deve a empresa adotar sem levar em conta as outras
necessidades para o seu desenvolvimento.
DESTACAMOS SETE PONTOS QUE NÃO DEVEM SER DEIXADOS EM UM PATAMAR
INFERIOR:
– Assim que definidos a missão e os objetivos da empresa, dê início
ao planejamento estratégico. Uma vez sabendo onde se quer chegar, o
próximo passo será definir como chegar até lá, ou seja, a
definição da estratégia e seus desdobramentos para atingir tais
objetivos;
– Tenha uma estratégia bem clara e objetiva. Afinal, é por meio do
planejamento que se torna possível traçar os rumos do novo
empreendimento;
– Faça um planejamento cuidadoso. Pois, a falta dele é um dos motivos
que fazem os empreendedores fecharem suas portas;
– Sempre fique de olho no que acontece no mercado. Este é o passo que
deve identificar como sua empresa poderá ser impactada pelas ameaças e
oportunidades do ambiente externo, agora e no futuro. Olhar o ambiente
onde o negócio está inserido é sempre uma maneira de se preparar para
o que pode acontecer.
– Conheça todos os lados de sua empresa. Saiba o que você oferece de
bom e o que você ainda tem a melhorar. Como fazer isso? Identifique
quais são os fatores críticos de sucesso de seus concorrentes para
realizar uma análise comparativa de seus pontos fortes e fracos com
relação a essa concorrência. Pode ter certeza que será mais fácil
realizar uma análise interna.
– Desenvolva o seu plano de ação: depois de conseguir identificar
quais são as oportunidades e as ameaças do ambiente em que sua empresa
está inserida, fica mais fácil definir os objetivos estratégicos.
– Acompanhe cada passo. Foque em acompanhar a implementação de perto
para avaliar se será necessário rever a estratégia. Avalie a
eficácia por meio de métricas e indicadores que devem ser definidos
anteriormente.
Somente com todas essas informações e estabelecendo uma visão de
futuro concreta você poderá buscar um verdadeiro processo de
desenvolvimento da sua empresa. Ou seja, o planejamento tributário por
si só não garante o desenvolvimento da empresa e sim, faz parte de um
conjunto de iniciativas que devem ser adotadas.
Por José Luiz Amaral Machado, economista e fundador da Gerencial Auditoria e Consultoria.
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