Fraude em Financiamento de Automóveis, contava com empresários e contador

A investigação que deu origem à “Operação Juros Zero”, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) nesta sexta-feira (6), aponta que os acusados de cometer fraudes para financiar veículos no banco Volkswagen tinham preferência por determinados modelos de SUVe caminhonetes.

De acordo com o MPE-AL, a quem pertence o Gaeco, um dos envolvidos descobriu uma falha no sistema bancário que facilitava o financiamento. De posse dessa informação, os estelionatários conseguiam efetuar a compra para eles e também para terceiros, preferencialmente os modelos Amarok, Polo e T-Cross. Outro integrante cooptava possíveis clientes para a família que liderava o esquema. Um contador dava suporte na falsificação dos documentos que eram usados pela quadrilha.

Foto Gaeco

Em São Miguel dos Campos duas pessoas são apontadas pelo Gaeco como responsáveis pelas “vendas”. Para cada carro vendido, lucro estimado era de R$ 2 a 6 mil reais e o valor variava de acordo com a titularidade do proprietário. Se o comprador fosse colocar o veículo em seu nome, era um preço, se fosse em nome de terceiros mudava.

Após as compras dos veículos, os criminosos revendiam para terceiros por preços considerados irrisórios, esquema conhecido popularmente como ‘carro de estouro’.

Os veículos modelo Gol, por exemplo, eram revendidos entre R$ 6mil e 10 mil, enquanto os modelos Polo e T-Cross a R$ 40 mil. Já as caminhonetes modelo Amarok eram repassadas pelo valor de R$ 60 mil.

Com Informações da  Ascom MPE e TNH1

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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