Fraude no INSS veja como descobrir se você foi vítima / Imagem adobe stock
A operação da Polícia Federal (PF) que aconteceu na última quarta-feira, dia 23 de abril de 2025, expôs para todo o Brasil a fraude que estava acontecendo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Bilhões de reais foram descontados sem autorização de milhões de pessoas, o valor tirado de aposentados e pensionistas é de aproximadamente R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024, segundo a investigação.
A operação “Sem Desconto”, aconteceu com a união da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal. Seis servidores públicos foram afastados, incluindo o ex-presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, que foi demitido ainda na quarta-feira (23).
As mensalidades estipuladas pelas entidades associativas chegaram ao valor de R$ 81,57 nos benefícios, afetando mais de 6 milhões de aposentados e pensionistas, que foram prejudicados pela fraude.
A CGU apurou que 97% dos beneficiários entrevistados não autorizaram o desconto. Além disso, o órgão identificou que 70% das 29 entidades analisadas não entregaram a documentação completa ao INSS para a assinatura dos Acordos de Cooperação Técnica (ACTs).
Os ACTs permitiam que as entidades de classe, como associações e sindicatos, realizassem descontos de mensalidades associativas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários do INSS, o que permitiu a fraude.
Leia também: Presidente do INSS é afastado em operação da PF: veja os detalhes
Se você quer saber se também foi uma das milhões de vítimas, você pode descobrir isso pelo site ou aplicativo “Meu INSS”, fazer login e realizar os seguintes passo:
“Mediante requisição e apuração interna, esse dinheiro terá que ser restituído àqueles dos quais foi retirado indevidamente. Nosso papel é defender o aposentado e pensionista” Afirmou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, destacando que o dinheiro será eventualmente restituído.
Leia também:
Os aposentados e pensionistas do INSS que identificarem desconto indevido de mensalidade associativa no extrato de pagamento (contracheque) podem pedir a exclusão pelo Meu INSS:
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…