Fraude no INSS deputados cobram devolução imediata dos valores descontados / Imagem adobe stock / canva pro / editado por Jornal Contábil
Quase três semanas após a divulgação do escândalo das fraudes no INSS, a promessa de interlocutores governamentais era de um anúncio sobre o ressarcimento dos aposentados até o final desta semana.
No entanto, fontes revelam que, apesar de uma reunião de quase três horas entre o presidente Lula e representantes envolvidos no caso na última terça-feira (6), nenhuma medida concreta foi divulgada.
Embora interlocutores do presidente sinalizem “novos encaminhamentos” e uma “solução próxima”, a possibilidade de um anúncio nesta quarta-feira é considerada remota, devido à continuidade das discussões internas.
Leia também: Fraude no INSS: descontos ainda estão suspensos e vítimas cobram rapidez
O principal entrave reside na dificuldade do governo em definir a metodologia para identificar os aposentados lesados e quantificar os valores desviados.
Diante desse impasse, ganha força nos bastidores a ideia de que os próprios beneficiários registrem suas queixas através de uma plataforma online ou canais já existentes do INSS, como o telefone 135 ou o aplicativo Meu INSS.
Leia também:
As discussões atuais se concentram em como formalizar esse anúncio e operacionalizar a plataforma de registro. Persistem, contudo, as dúvidas sobre a ordem de prioridade dos pagamentos e a origem dos recursos para o ressarcimento.
Nos bastidores, cogita-se o remanejamento de verbas dentro do orçamento, possivelmente via PEC ou emenda parlamentar, o que esbarra em disputas políticas.
O Ministério da Previdência insiste na tese de que o ressarcimento ideal viria das próprias entidades investigadas. Contudo, essa proposta não encontra consenso. A alternativa defendida pelo Ministério seria estabelecer um prazo para que as entidades comprovassem a legalidade dos descontos ou fossem obrigadas a ressarcir os aposentados, sob pena de ações judiciais pela AGU.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…