INSS

Fraude no INSS: Veja como funcionará o ressarcimento das vítimas

Após a Fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) levar a demissão de um ministro e do ex-presidente do órgão, parlamentares, a mídia e a população seguiram cobrando o ressarcimento dos valores descontados indevidamente.

Bilhões de reais foram descontados indevidamente durante anos de milhões de aposentados e pensionistas, porém, segundo o INSS, a partir da próxima quarta-feira, dia 14 de maio, começa o ressarcimento dos beneficiários.

O INSS compartilhou recentemente uma notícia explicando como funcionará o reconhecimento e o ressarcimento das vítimas dos descontos ilegais que aconteceram nos últimos anos.

Notificação dos beneficiários

Após a operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), foi exposto para todo o Brasil que bilhões de reais foram descontados ilegalmente da conta de aposentados e pensionistas.

Já na próxima terça-feira, dia 13 de maio de 2025, o INSS vai notificar aproximadamente 9 milhões de pessoas que tiveram descontos sem autorização nos seus benefícios. A notificação dos 27 milhões de beneficiários que não tiveram descontos ilegais já começou pelo aplicativo.

Entre 2019 e 2024, aproximadamente R$ 6,3 bilhões foram descontados ilegalmente. Para devolução desse dinheiro, o governo publicou um cronograma estipulando prazos para solucionar o problema. O contato com os aposentados e pensionistas vai acontecer exclusivamente via notificação por meio do Meu INSS.

Leia também

O anúncio

O anúncio do Governo Federal aconteceu na última quinta-feira (8), foi divulgado que o Ministério da Previdência vai fortalecer a transparência e garantir a tranquilidade de aposentados e pensionistas sobre seus benefícios. 

Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos vão precisar informar se as operações foram autorizadas ou se foram prejudicados pelas fraudes para, então, solicitar o ressarcimento dos valores.

Todo processo será feito pelo site e aplicativo oficial do órgão, portanto, é preciso tomar cuidado com golpes. O INSS não vai mandar e-mail ou mensagem via WhatsApp, não ligará e não enviará link.

Leia também: Parei de contribuir com o INSS. Qual o prazo de carência que tenho?

Como vai funcionar a devolução dos valores descontados ilegalmente dos beneficiários do INSS?

O INSS vai defender os beneficiários vítimas dos golpes, as associações contestadas vão receber um prazo de 15 dias úteis para comprovar a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado. Se não for comprovado, será preciso realizar a devolução dos valores cobrados indevidamente.

Caso uma associação não comprove o vínculo, ela precisará realizar a devolução dos valores ao INSS, que irá repassar ao segurado por meio de folha de pagamento. Os beneficiários poderão acompanhar a movimentação pelo aplicativo ou site Meu INSS.

A devolução será para os descontos a partir de março de 2020, ainda não foi informado a partir de qual data começará a devolução do dinheiro descontado irregularmente para os aposentados e pensionistas.

Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias!  Veja como Clicando Aqui!

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

MEI: contratar plano de saúde PME reduz custos e amplia cobertura

O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física

17 horas ago

Classificação fiscal: o que é e o que muda com Reforma Tributária

Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…

19 horas ago

13º salário: veja o valor da multa para quem atrasou a 1ª parcela

Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…

19 horas ago

Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance

Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro

21 horas ago

Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro

Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco

21 horas ago

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…

22 horas ago