Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Durante o processamento de liberação de cada parcela do auxílio emergencial, o Governo Federal realiza um pente-fino para verificar se os beneficiários ainda fazem jus ao recebimento da próxima parcela a ser paga.
Não é difícil se deparar com pessoas que estavam recebendo o auxílio, mas que vieram a ser excluídos do programa “do nada”. Contudo, essa situação ocorre, pois, todas as condições dos beneficiários são revisadas, para se constatar se o mesmo ainda tem direito a próxima parcela.
Uma situação muito comum para cancelamento do benefício é quando o cidadão estava aguardando o recebimento de algum benefício previdenciário e teve o mesmo concedido, ou ainda para aqueles que se encontravam em situação de desemprego, mas que conseguiram uma nova colocação no mercado de trabalho.
No entanto, muitas vezes a decisão pode acabar sendo equivocada. Mas saiba que a situação não é definitiva, sendo possível pedir a contestação da decisão para continuar recebendo o auxílio emergencial.
Caso sua parcela não tenha sido paga, será necessário solicitar uma nova verificação de dados, evidenciando que você está em desacordo com a decisão do governo que motivou o cancelamento do seu benefício.
Contudo, é necessária muita atenção! O prazo final para realizar o pedido de contestação se encerra nesta sábado, 26 de junho, e caso você perca esse prazo você terá o auxílio emergencial permanentemente cancelado.
Os beneficiários que tiveram o benefício suspenso após o período de revisão mensal tem somente mais hoje, 25 de junho para realizar a contestação. No entanto, caso você tenha verificado que seu benefício foi negado após a última divulgação na lista de beneficiários da semana passada, o prazo para contestação se encerra neste sábado (26).
Para verificar se você se encontra nesta situação, será necessário acessar o site de consulta do auxílio clicando aqui e seguir a orientação:
Após esse processo, o sistema poderá realizar uma nova reanálise nos motivos que fizeram o governo cancelar o seu benefício. Caso você tenha uma resposta positiva para a realização da sua contestação, será exibido a mensagem “contestação da parcela realizada com sucesso“.
Por fim, o cidadão deverá aguardar a reanálise da situação do benefício, e caso o governo opte por retornar com o seu benefício, a situação no momento de consulta será alterada de cancelada para liberada.
Por fim, vale lembrar que em caso de cancelamento definitivo, não é possível realizar o pedido de contestação.
Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…