Negócios
Fusão entre empresas: Como anunciar a novidade para os colaboradores?
A fusão entre duas empresas pode ser um processo positivo para o crescimento de um negócio, porém não é um caminho fácil e nem rápido. Muitos desafios poderão surgir até a finalização do ciclo, por isso é importante alinhar os propósitos e, principalmente, ter uma boa comunicação com os colaboradores das empresas envolvidas. O processo de fusão entre a EADBox e a Edools, onde surgiu a HeroSpark, durou cerca de cinco meses. E, até a finalização, nenhum colaborador participou desse processo.
Eu, ao lado do nosso COO, Rafael Carvalho, tomamos muito cuidado nessa comunicação. Ambos os times sempre vestiram muito a camisa, viam as empresas como concorrentes mortais – imagina você trabalhar durante anos com o objetivo de se destacar mais do que o concorrente e, de um dia para o outro, você se tornar parte desse concorrente? Por isso, quando o processo foi finalizado, o principal ponto foi a transparência com os colaboradores das duas empresas. Alinhamos muito bem um plano onde garantimos, mesmo que minimamente, a tranquilidade do novo ambiente de trabalho. Mostramos que a partir daquele momento, o propósito passou a ser um único. Apresentamos para cada uma das pessoas como, após a fusão, seria o futuro deles na companhia.
Para nos auxiliar na comunicação, criamos um vídeo e uma apresentação para vender o sonho da empresa que seria construída, e procuramos responder todas as dúvidas, além de promover a comunicação entre os times de ambas empresas. Assim, as pessoas se conheceram e começaram com uma interação, algo extremamente necessário.
A comunicação bem sucedida é um desdobramento de um plano de transição e de fusão bem feito. É importante deixar claro os próximos passos, responder todas as dúvidas dos funcionários e empoderar os líderes. Detalhar o projeto e tudo que acontecerá após a fusão é fundamental para evitar problemas futuros.
*Por Nilson Filatieri é CEO e co-fundador da HeroSpark, plataforma que transforma conhecimento em negócios digitais. Engenheiro elétrico formado pela Universidade Estadual de Londrina, possui vasta experiência em estratégia, operações, marketing digital e desenvolvimento de produto.
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade2 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
CLT2 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS3 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS