Gestão de excelência para cooperativas agropecuárias: controles internos, automação e SPED na Era Digital

Em um mundo em constante evolução tecnológica, as cooperativas agropecuárias não podem ficar para trás. A gestão de excelência é a chave para enfrentar os desafios da era digital e do SPED. A automação de processos, aliada a controles internos eficazes, não apenas otimiza a eficiência operacional, mas também protege contra os riscos tributários e contábeis que podem surgir no cumprimento das obrigações.

Os controles internos são ferramentas operacionais essenciais para as cooperativas agropecuárias por proporcionar agilidade, precisão e segurança na gestão dos resultados propostos e nas tomadas de decisões.

Leia também: Bloco K Do Sped: Principais Obrigações E O Que Está Por Vir

O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é uma plataforma que possibilita a escrituração fiscal e contábil em formato digital, rastreabilidade e transparências nas operações desde a emissão de documentos fiscais eletrônicos, escriturações, apurações e envio das informações para órgãos competentes. 

Em suma, unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação dos livros e documentos contábeis e fiscais por meio de um fluxo único e computadorizado de informações. 

Leia também: Segregação Contábil Nas Cooperativas Agropecuárias

No contexto das cooperativas agropecuárias, é essencial implementar uma estrutura organizacional interna que esteja alinhada com as demandas específicas do setor, proporcionando  a criação de bases necessárias para a aplicabilidade eficaz de mudanças estruturais e comportamentais  em todos os aspectos, incluindo definição dos processos, tecnologia compatível, infraestrutura física, gestão de associados, comunicação interna e compliance com a legislação vigente no agronegócio e regulamentações especificas das cooperativas.

A integração harmoniosa desses elementos é fundamental para enfrentar os desafios e colher os benefícios da era digital e do SPED. Assim, as cooperativas agropecuárias podem trilhar o caminho da eficiência e da excelência na gestão, garantindo um futuro sólido e promissor no cenário agroindustrial.

Por Kenia Maria da Silva, especialista em neurociência e psicologia positiva no desenvolvimento humano, auditoria digital, direito tributário e gestão para cooperativas, com graduação em ciências contábeis. Atua a 32 anos em contabilidade tributária para cooperativa do ramo agropecuário. Experiência em docência universitária e técnica. Esporadicamente escreve artigos e textos para blogs e revistas digitais.

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago