Gestão tributária e o diferencial das empresas

Não é fácil ser empresário no Brasil. Primeiro, é preciso enfrentar uma burocracia sem tamanho para registrar sua marca, onde espera por anos em um processo que poderia ser bem mais rápido. Depois, com tudo organizado, chega ao mercado e sofre com a alta carga de taxas e tributos dos mais variados tipos. Se não estiver atento, é grande o risco de uma perda que poderá ser lamentada para sempre. Talvez a maior preocupação de todos seja manter a saúde financeira da empresa. Para tanto, é fundamental que os lançamentos fiscais e o controle contábil sejam realizados de forma constante. Assim, se saberá o lucro, a forma de aplicá-lo, mas também maneiras de diminuir os encargos tributários que incidem sobre ele. Com um acompanhamento profissional, é possível detectar como a empresa pode se enquadrar em um padrão fiscal que não seja tão oneroso – e completamente legal – que a protegerá do Fisco e também de possíveis perdas.

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No entanto, não basta apenas saber o resultado que ela apresenta, mas identificar onde mais gasta e de onde capta seus recursos. Com informações concretas, o gestor tem, em suas mãos, um retrato fiel de como anda o seu negócio. À primeira vista, pode parecer simples essa equação. Porém, ao percebermos o número cada vez maior de empresas brasileiras fechando as portas, percebemos que não é uma tarefa fácil. Em 2015, por exemplo, segundo dados apurados pela Neoway, uma consultoria especializada em mercado, cerca de 1,8 milhão de empresas deixou de funcionar no País, número que aumentou em mais de 300% se comparados os dados entre 2014 e 2015. Outro levantamento, desta vez da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, apontou que, no primeiro semestre de 2016, 29.530 empresas foram extintas no Estado.

Ou seja, muito mais do que saber sobre lucros e gastos, as empresas precisam de dados, de fontes e de estratégias para não acabarem indo por um caminho sem volta. E isso se consegue investindo em uma gestão tributária e fiscal eficazes. Afinal, pode ser por meio de um planejamento preciso que sua empresa se mantenha para sempre de portas abertas.

Por Valdomiro Soares – Presidente da Marpa Marcas e Patentes 

Fonte: Jornal do Comércio 

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