Chamadas
Golpe da restituição do Imposto de Renda, promete saque imediato
Infelizmente, hoje ainda é muito comum que golpistas se passem por empresas para roubar dados pessoais ou dinheiro de suas vítimas. Isto ainda é costumeiro, envolvendo o nome da Receita Federal.
O mais novo golpe que vem sendo executado no país, vem com uma promessa de um possível “saque imediato” do valor referente a restituição do Imposto de Renda. Deste modo, lesando contribuintes que acreditam no discurso.
Diante disso, o órgão vem emitindo alertas para evitar que cidadãos caiam no golpe. Esteja atento e tome cuidado, a Receita Federal nunca envia links ou e-mails, de modo que todas as informações são confirmadas diretamente no Portal e-CAC, e podem ser conferidas mediante o acesso do site gov.b.
Como o golpe funciona?
Para potencializar as chances de não cair em um golpe, é importante entender o modo em que ele opera. No caso, do golpe em questão, os criminosos enviam uma mensagem por e-mail ou SMS, com o assunto “saque-imediato” disponibilizando link chamado “Baixar Chave de Acesso”. Confira um exemplo, dos textos enviados:
“Caro contribuinte (a), você pessoa física ou jurídica com o IRPF em dia tem valores valores a serem resgatados sobre impostos de serviços utilizados pelo PER/DCOMP. Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação) conforme lei Federal L9056. A devolução do imposto pode variar de 8% a 27% do valor pago.”
“Resgate a chave de acesso ao Portal e veja quanto sua empresa tem disponível para devolução,”
“Baixar Chave de Acesso”
Neste caso, vale enfatizar, jamais clique nestes links!
Calendário da Restituição do IR
Para que você ainda mais por dentro do assunto, confira quando, de fato, os lotes da restituição do IRPF serão liberados:
Lote | Data de liberação da restituição |
1º | 31 de maio |
2º | 30 de junho |
3º | 29 de julho |
4º | 31 de agosto |
5º | 30 de setembro |
Lembrando que a restituição é paga conforme uma ordem de entrega, ou seja, quem enviar antes, recebe primeiro. Isto só não se aplica a grupos prioritários: tais como idosos, professores e pessoas com deficiência ou doença grave.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep