Connect with us

Chamadas

Golpe do FGTS: mais uma armadilha para os trabalhadores. Como evitar?

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

Os bandidos não dão trégua. Tem sempre alguém querendo levar vantagem e aplicar golpes para tirar o seu dinheiro suado. Desta vez  o alvo é o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). 

Os golpistas conseguem fazer o saque do dinheiro da conta do FGTS se passando pelo trabalhador e isso acontece, principalmente, com o vazamento de dados.

Com o nome e número do CPF do trabalhador em mãos, os criminosos conseguem usar esses dados para se cadastrar nas plataformas que dão acesso ao Fundo e, assim, sacam o dinheiro ou o direcionam para outras contas.

Além disso, outro caso comum também é o envio de mensagens fraudulentas, solicitando os dados das vítimas, ou até induzindo a pessoa a sacar o saldo do FGTS e destiná-lo a uma conta falsa.

Como fazer para se livrar desta armadilha

Não tem mistério. As recomendações são as mesmas para os outros golpes. O trabalhador não deve clicar em links recebidos via WhatsApp ou SMS, por mais que pareçam verdadeiros. 

Em caso de dúvidas, a pessoa pode acessar o aplicativo diretamente pelo telefone, sem clicar em nenhum link. Outra recomendação importante é evitar receber ajuda de terceiros e recorrer aos funcionários do banco nos horários em que a agência estiver aberta.

Outra dica importante é não fornecer dados ou senhas em sites não oficiais ou para pessoas que entram em contato se passando por um funcionário de um órgão público e desconfiar de comunicações sensacionalistas e urgentes.

Por fim a Caixa Econômica mais uma vez alerta que não envia nenhuma mensagem por e-mail, whatsapp ou SMS. Portanto, caso chegue alguma comunicação por essas vias até você, delete e não clique em nada. Trata-se da má fé de bandidos que querem se apossar do seu dinheiro. 

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil