Golpe do FGTS: mais uma armadilha para os trabalhadores. Como evitar?

Os bandidos não dão trégua. Tem sempre alguém querendo levar vantagem e aplicar golpes para tirar o seu dinheiro suado. Desta vez  o alvo é o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). 

Os golpistas conseguem fazer o saque do dinheiro da conta do FGTS se passando pelo trabalhador e isso acontece, principalmente, com o vazamento de dados.

Com o nome e número do CPF do trabalhador em mãos, os criminosos conseguem usar esses dados para se cadastrar nas plataformas que dão acesso ao Fundo e, assim, sacam o dinheiro ou o direcionam para outras contas.

Além disso, outro caso comum também é o envio de mensagens fraudulentas, solicitando os dados das vítimas, ou até induzindo a pessoa a sacar o saldo do FGTS e destiná-lo a uma conta falsa.

Como fazer para se livrar desta armadilha

Não tem mistério. As recomendações são as mesmas para os outros golpes. O trabalhador não deve clicar em links recebidos via WhatsApp ou SMS, por mais que pareçam verdadeiros. 

Em caso de dúvidas, a pessoa pode acessar o aplicativo diretamente pelo telefone, sem clicar em nenhum link. Outra recomendação importante é evitar receber ajuda de terceiros e recorrer aos funcionários do banco nos horários em que a agência estiver aberta.

Outra dica importante é não fornecer dados ou senhas em sites não oficiais ou para pessoas que entram em contato se passando por um funcionário de um órgão público e desconfiar de comunicações sensacionalistas e urgentes.

Por fim a Caixa Econômica mais uma vez alerta que não envia nenhuma mensagem por e-mail, whatsapp ou SMS. Portanto, caso chegue alguma comunicação por essas vias até você, delete e não clique em nada. Trata-se da má fé de bandidos que querem se apossar do seu dinheiro. 

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago