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Golpe do INSS contra os aposentados e pensionistas
Os aposentados e pensionistas precisam ficar atentos com golpistas que se identificam como representantes do INSS. Durante o período de pandemia o relato de brasileiros que caíram em golpes é o maior de toda a história.
O mais comum é que golpistas entrem em contato com os segurados se passando por representantes do INSS ou ainda funcionários do banco ao qual é pago o benefício e utilizando determinadas abordagens tem como objetivo enganar as vítimas.
Fique atento, mesmo que durante o contato os golpistas informem seus dados pessoais a orientação é que você desligue o telefone e procure uma fonte de contato com o INSS para averiguar a situação.
Golpes mais comuns
Os golpistas agem de diferentes formas, tanto na abordagem quanto no contato que pode acontecer por SMS, WhatsApp ou ainda por e-mail. Veja quais são os golpes mais comuns aplicados:
- Solicitar agendamento ou remarcação de perícia médica;
- Informar a aposentado, pensionista ou beneficiário de auxílio-doença que há direito ao recebimento de valores atrasados ou a alguma revisão que possa aumentar a quantia recebida mensalmente;
- Realização da prova de vida;
- Comunicação de bloqueio de benefício;
- Envio de links que direcionam para sites aparentemente confiáveis ou de mensagens requisitando atualização cadastral;
Orientação
De fato o INSS pode entrar em contato com os segurados por meio de telefone ou SMS para advertir a necessidade de algum cumprimento ou ainda exigência, o que é de fato algo muito positivo aos segurados.
No entanto, para identificar possíveis fraudes em meio a contatos legítimos, o segurado precisa saber que o INSS nunca exigirá nenhuma informação particular como senha, documentos e dados pessoais.
Além disso, o segurado precisa ficar com a atenção redobrada quando o contato envolve alguma vantagem, principalmente relacionado a dinheiro. Como dito no início do artigo, em caso de dúvidas, desligue o telefone e entre em contato com o INSS ou banco ao qual você recebe o seu benefício.
Canais oficiais de comunicação com o INSS:
- Central Telefônica 135;
- Site ou aplicativo para smartphones: “Meu INSS”.
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