GOLPE – Fraude no Pagamento de Débitos Veiculares.

A pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o (SPC Brasil) mostrou que mais de 12 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes pela internet em um ano, totalizando 2 bilhões de reais em prejuízo. 

Dentre as centenas de golpes que acontecem diariamente no Brasil, agora os estelionatários oferecem quitar os débitos de Licenciamento, IPVA, DPVAT e Multas pela metade do valor informado pelo DETRAN e SEFAZ,  “Os golpistas costumam inventar várias desculpas como um programa do governo de descontos ou que possuem contatos e esquemas dentro do DETRAN e os clientes na inocência entregam seus documentos aos fraudadores. Estes por sua vez se cadastram nos sites de parcelamento de débitos com o nome do cliente e utilizam cartões de crédito roubados para fazer o pagamento. Posteriormente o dono do cartão contesta a operação e a empresa fica com o prejuízo do chargeback.

Para recuperar a fraude acionamos os proprietários dos veículos, que descobrem que foram enganados e acabam pagando o valor dos débitos 2 vezes. Nesse processo abrimos um boletim de ocorrência contra o proprietário do veículo, que é chamado pela polícia para prestar esclarecimentos. Ficamos tristes com essa situação e pedimos aos clientes que procurem despachantes de confiança para regularizar os seus débitos. ”, relata o presidente Waldir Sampaio.

GOLPE – Fraude no Pagamento de Débitos Veiculares.

Antes de contratar um despachante para regularizar débitos é importante pesquisar sobre a idoneidade da empresa ou do prestador de serviços, verificar se possui escritório físico, site, redes sociais, pedir indicações de amigos e fugir de esquemas e promoções mirabolantes, além de guardar os contatos, e-mails e comprovantes dos serviços realizados.

Fonte:

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Correios em crise: o retrato da ineficiência e do uso político das estatais brasileiras

Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…

1 hora ago

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

3 horas ago

CAIXA libera dois benefícios nesta segunda (20). Confira seu saldo!

Dois benefícios para famílias de baixa renda: veja como consultar e sacar pelo CAIXA Tem

4 horas ago

Simples, mas estratégico: aprenda a otimizar seus impostos e aumentar sua margem de lucro!

A revenda de carros no Simples Nacional oferece uma forma mais simples de pagar impostos,…

5 horas ago

Profissionais Contábeis votam para renovar CRCs em novembro

Entenda o passo a passo para votar

5 horas ago

Aprovada nova regra para periculosidade de motofretistas e mototaxistas

O novo texto da NR-16 visa trazer maior segurança jurídica e clareza na aplicação da…

5 horas ago