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Golpe via WhatsApp engana brasileiros com promessa de 14º salário

Armadilha espalhada por cibercriminosos pelo app promete suposto pagamento de R$937 pelo governo federal para quem nasceu entre janeiro e junho.

Um novo golpe disseminado por hackers vem enganando os usuários brasileiros com a falsa promessa de que o governo federal teria liberado um lote de 14º salário para quem faz aniversário entre janeiro e junho, segundo informações da PSafe.

De acordo com a empresa de segurança, a armadilha dos cibercriminosos engana os usuários que já foram CLT com a promessa de  um suposto salário de 14º salário de 937 reais a ser pago pela Caixa Econômica Federal. Para poder supostamente receber esse valor, as vítimas são induzidas a acessar um link para responder três perguntas: “Você já possui o cartão cidadão?”, “Trabalhou algum mês registrado em 2016/2017?” e “Atualmente está registrado?”.

Depois de responder essas perguntas, o internauta é encaminhado para uma página maliciosa, onde poderá resgatar o suposto benefício desde que compartilhe o link com 10 contatos ou grupos pelo WhatsApp. A tática é comum em golpes desse tipo já que ajuda os criminosos a espalharem as ameaças de forma rápida.

Notificações

 “O diferencial desse golpe é que, em meio ao passo a passo, ele solicita permissão do usuário para enviar notificações por push. Isso acontece para que o hacker consiga envolvê-lo em outros golpes no futuro, sem precisar enviar links. Nos testes realizados pelo nosso time de pesquisadores, algumas horas após o acesso ao golpe, o cibercriminoso enviou uma outra armadilha, via notificação direta para o celular das vítimas”, explica o Gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni.

Para evitar cair em golpes desse tipo, evite clicar em links acompanhados de informações exageradas ou potencialmente duvidosas no WhatsApp e verifique sempre a veracidade de promessas do tipo nos sites oficiais dos órgãos.

Via 

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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