A NFS-e Nacional (Nota Fiscal Social) entra em vigor definitivamente para todas as empresas pela Receita Federal do Brasil a partir de 1 de setembro. Ela tem por objetivo unificar e simplificar os processos de emissão e guarda desses documentos em todo o território nacional.
A adesão ao padrão nacional deverá ser ratificada pelo município através da assinatura do Termo de Adesão, celebrando o convênio do Município no âmbito do Comitê Gestor da Nota Fiscal de Serviço (CGNFS).
Segundo a última atualização, a lista conta com 640 entes, sendo composta por 19 capitais e 621 municípios. Este montante representa 65% do volume total de emissões de NFS-e do país e 60% da arrecadação nacional de serviços.
Para ter acesso a lista dos municípios que já aderiram ao convênio da NFS-e Nacional, clique no link abaixo:
https://www.gov.br/nfse/pt-br/municipios-aderentes/municipios-aderentes
A NFS-e Nacional é um projeto do Governo Federal para a criação de um padrão nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Determinando um layout único que possa ser utilizado por qualquer município do território brasileiro.
A NFS-e é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pelo fisco, prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços.
A Plataforma oferece uma cesta de produtos tecnológicos de administração tributária, beneficiando municípios e empresas, como os emissores públicos via web e mobile, e a Guia Única de Recolhimento, documento de arrecadação dos tributos destacados na NFS-e.
A Plataforma atende tanto os municípios com milhões de habitantes, com infraestrutura tecnológica completa quanto aqueles com 60 mil habitantes ou menos.
Com isso, permite a inclusão tecnológica da administração tributária dos pequenos municípios, que terão mais facilidade em recolher o Imposto sobre Serviço – ISS, mesmo que sua administração tributária não esteja tão estruturada.
Leia também: Existe Prazo Para Emitir Nota Fiscal? O Que Fazer Caso Você Esqueça
Assim, as funcionalidades da Plataforma de Administração Tributária Digital se adaptam aos diferentes portes de empresas – do microempreendedor individual – MEI ao lucro real. Além disso, vai melhorar a competitividade das empresas brasileiras, com a simplificação das obrigações acessórias e a redução do custo-Brasil, incentivando novos investimentos.
Dessa forma, o Ambiente de Dados Nacional da NFS-e oferece as seguintes funcionalidades:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…
A circulação de notícias falsas deixou de ser um problema apenas político ou social: tornou-se…
Se sua empresa é do Simples Nacional, você precisa entregar a DEFIS todos os anos.…
O governo federal revisou novamente a estimativa do salário mínimo de 2026, que passou de…
O Crescimento da Inteligência Artificial no Brasil Nos últimos anos, o Brasil tem observado um…
Levantamento do Sebrae, a partir dos dados do Caged, verificou que 98% das vagas de…