Investimentos
Governo emite 1º título verde em dólar no mercado internacional
Hoje (13), o Tesouro Nacional realizou a emissão do seu primeiro título verde em dólar no mercado internacional. A operação foi liderada pelos bancos Itaú BBA, J.P. Morgan e Santander, com os detalhes completos dos títulos a serem divulgados no final do dia.
Conforme informações do Tesouro, foi emitido um benchmark com prazo de 7 anos, com vencimento em 2031. Os recursos captados serão direcionados para “ações que promovam a sustentabilidade, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas, conservação de recursos naturais e desenvolvimento social.”
Leia também: Meio Ambiente Vai Receber Até 60% Dos Recursos De Títulos Verdes
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estima que o valor inicial da emissão dos títulos verdes seja em torno de R$ 10 bilhões.
Esses títulos verdes fazem parte do Arcabouço Brasileiro Para Títulos Soberanos Sustentáveis, lançado pelo governo brasileiro em setembro. O objetivo é estabelecer diretrizes para a emissão de títulos de dívida verde no exterior, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente no país.
Leia também: Quais os principais tipos de investimentos no Brasil e como direcionar suas aplicações financeiras
O documento, dividido em sete seções, apresenta normas e categorias de atividades associadas a benefícios ambientais e sociais. Dentre as iniciativas destacadas pelo Tesouro, estão a preservação ambiental dos biomas nativos, controle do desmatamento na Amazônia e Cerrado, apoio ao Fundo Clima, produção de energia renovável, eficiência energética e gestão sustentável dos recursos naturais.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.