Hoje (13), o Tesouro Nacional realizou a emissão do seu primeiro título verde em dólar no mercado internacional. A operação foi liderada pelos bancos Itaú BBA, J.P. Morgan e Santander, com os detalhes completos dos títulos a serem divulgados no final do dia.
Conforme informações do Tesouro, foi emitido um benchmark com prazo de 7 anos, com vencimento em 2031. Os recursos captados serão direcionados para “ações que promovam a sustentabilidade, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas, conservação de recursos naturais e desenvolvimento social.”
Leia também: Meio Ambiente Vai Receber Até 60% Dos Recursos De Títulos Verdes
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estima que o valor inicial da emissão dos títulos verdes seja em torno de R$ 10 bilhões.
Esses títulos verdes fazem parte do Arcabouço Brasileiro Para Títulos Soberanos Sustentáveis, lançado pelo governo brasileiro em setembro. O objetivo é estabelecer diretrizes para a emissão de títulos de dívida verde no exterior, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente no país.
Leia também: Quais os principais tipos de investimentos no Brasil e como direcionar suas aplicações financeiras
O documento, dividido em sete seções, apresenta normas e categorias de atividades associadas a benefícios ambientais e sociais. Dentre as iniciativas destacadas pelo Tesouro, estão a preservação ambiental dos biomas nativos, controle do desmatamento na Amazônia e Cerrado, apoio ao Fundo Clima, produção de energia renovável, eficiência energética e gestão sustentável dos recursos naturais.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…