Na última quarta-feira (4), o Ministério do Trabalho e Previdência, divulgou informações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Digital.
A expectativa do Ministério é que as novas funcionalidades do sistema comecem a operar ainda este ano em prol de milhões de trabalhadores.
O FGTS Digital se trata de um sistema conjunto e integrado que visa desburocratizar e aperfeiçoar o recolhimento do Fundo de Garantia, de modo a assegurar a prestação dos serviços aos empregadores e também aos trabalhadores.
Segundo a pasta, o objetivo da sistemática é garantir uma maior facilidade e simplificação junto ao cumprimento das obrigações relativas ao recolhimento do FGTS, impactando na desburocratização e melhoria do ambiente de negócios no Brasil.
Segundo a pasta, a nova plataforma trará uma redução no tempo gasto pelas empresas para o cumprimento de suas obrigações.
Isso porque a plataforma se utilizará da base de dados do eSocial, onde os débitos já serão individualizados desde a origem, utilizando o CPF como o fato determinante para a identificação de cada trabalhador.
Além disso, a forma para pagamento do FGTS pelas empresas será o PIX, onde as guias de pagamento do Fundo de Garantia poderão ser emitidas através do portal do FGTS Digital, ou ainda, na tela de ambiente virtual do eSocial.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o FGTS Digital trará os seguintes benefícios:
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…