Governo planeja liberar programa que substituirá Auxílio Emergencial e Bolsa Família

O Governo federal já há muito tempo vem planejando mudar o Bolsa Família, e agora quer também um programa para substituir o auxílio emergencial.

O Ministério da Cidadania já está estudando uma forma de substituir o auxílio emergencial e o Bolsa Família. Com a possibilidade desse benefício ter um valor maior que ambos os auxílios atuais.

Designed by @rafapress / shutterstock

O início seria em agosto, como quer alguns parlamentares, segundo o senador Fernando Bezerra. O auxílio emergencial e o Bolsa Família e outros programas deverão ser substituídos pelo novo benefício, e deverá alcançar um número maior de brasileiros.

Novo programa social

Está sendo desenvolvido pela equipe da Cidadania, um projeto que deverá ser posto em prática após o fim do auxílio emergencial. Até julho o texto deverá estar finalizado, e em agosto ser lançado.

Enquanto o valor do novo benefício não é definido, especula-se que deverá ultrapassar os R$ 192 do Bolsa Família e os R$ 250 do auxílio emergencial.

A viabilidade do novo programa está sob responsabilidade do Ministério da Cidadania, que já gerencia o Bolsa Família, bem como o auxílio emergencial. No entanto, para ser lançado o novo benefício, será necessário que o orçamento destinado ao Bolsa Família seja transferido para o novo projeto. O que não iria trazer nenhuma dívida aos cofres públicos.

Viabilização do BIP

Governo Federal quer criar o BIP (Bônus de Inclusão Produtiva), que será destinado para os trabalhadores informais e jovens estudantes que não estudam e nem trabalham
O programa disponibilizará vagas de emprego aos integrantes que participarem dos cursos profissionalizantes a distância.

Paulo Guedes, ministro da Economia, em 28 de abril, tinha novamente comentado sobre o assunto, dizendo que o Governo vai lançar o programa. Também afirmou que a intenção é ajudar cerca de 40 milhões de trabalhadores informais e os demais que recebem o auxílio emergencial.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

12 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

14 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

15 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

16 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

19 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

20 horas ago