O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou hoje que o governo está desenvolvendo um novo programa de incentivo para a indústria, com a possibilidade de disponibilizar estímulos financeiros que variam entre R$ 3 bilhões e R$ 15 bilhões a partir de 2024. Essa iniciativa terá como foco a renovação e modernização de máquinas e equipamentos no setor industrial.
Segundo o governo, a indústria nacional enfrenta o desafio da “depreciação acelerada” das instalações de produção, conforme ressaltaram Haddad e o vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin.
Leia também: IA Na Indústria 4.0: A Revolução É Uma Aliada!
Alckmin afirmou que o novo programa complementará as ações do plano de “neoindustrialização”, buscando reposicionar a indústria local no cenário internacional, implementando medidas para aumentar a produtividade e, assim, impulsionar o crescimento econômico, a criação de empregos e a renda para a população.
O ministro da Fazenda informou que a abrangência do novo programa estará sujeita ao espaço fiscal que o Congresso permitirá na aprovação das leis relacionadas ao orçamento público. Ele enfatizou que essa questão ainda precisa ser “ajustada” e que alguns setores podem ser mais beneficiados do que outros.
Leia também: Saiba O Que É O Centro De Custos De Indústrias
Haddad explicou aos jornalistas que esse programa não terá um impacto fiscal direto, a menos que afete o calendário de gastos públicos. Ele esclareceu que a iniciativa, na prática, antecipará o efeito fiscal já previsto, funcionando como um “encurtamento do prazo”.
O ministro também ressaltou que o governo poderá “recuperar créditos” já no ano subsequente, referentes aos incentivos oferecidos.
Por: Gabriel Dau
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…